Conteúdo
LEGISLAÇÃO
Reconhecimento N. 106, 02/01/2007
ÁREA
Comércio e Gestão
OBJETIVOS
Formar profissional responsável pelas atividades de planejamento, gerenciamento, execução e avaliação das atividades financeiras das empresas.
O Curso Superior Tecnológico em Gestão Financeira está estruturado no sentido de desenvolver um conjunto de competências, que permitam aos futuros profissionais atender as novas exigências da área financeira das empresas. Durante o processo de desenvolvimento do discente serão realizados exercícios e atividades com os seguintes objetivos básicos da habilitação:
- Identificar as melhores técnicas e práticas utilizadas para gerenciar o fluxo financeiro das empresas.
- Identificar as melhores técnicas e práticas utilizadas para avaliar o desempenho financeiro das empresas.
- Identificar as melhores técnicas e práticas utilizadas para identificar, avaliar e propor formas de financiamento para as empresas.
- Identificar as melhores técnicas e práticas utilizadas para tomada de decisões que envolvam a otimização dos recursos financeiros das empresas.
- Desenvolver um raciocínio lógico norteado pela busca da eficiência econômica.
- Desenvolver uma consciência crítica organizativa e raciocínio estratégico.
- Desenvolver a percepção do comportamento econômico nacional e internacional e sua influência sobre o desempenho financeiro da empresa.
PERFIL DO EGRESSOOs Profissionais egressos deste curso deverão apresentar as seguintes competências gerais à área:
- Identificar e utilizar as técnicas mais apropriadas de gerência do fluxo de recursos financeiros em função da especificidade da empresa.
- Identificar e utilizar as técnicas mais apropriadas de planejamento financeiro em função das especificidades da firma.
- Identificar e utilizar as técnicas mais apropriadas para avaliar o desempenho financeiro da firma.
- Identificar e utilizar as técnicas mais apropriadas para controlar as receitas, os custos e as despesas em função da especificidade da empresa.
- Identificar e avaliar alternativas de investimentos.
- Conduzir negociação de dívidas, pedidos de financiamento e de solicitação de crédito.
- Identificar e propor as melhores alternativas de financiamento para firma e analisar contra-proposta de financiamento.
- Avaliar o plano estratégico da empresa e elabora o plano operacional da área financeira da empresa.
- Possuir como preocupação fundamental, além do sucesso organizacional, a prática e o exercício da cidadania empresarial e individual;
- Atuar com flexibilidade, discernimento e eficiência, aplicando métodos e técnicas adequados;
- Atualizar-se com novos métodos que respondam às expectativas, características, necessidades e dinâmicas das organizações;
- Estabelecer contatos com grupos, pessoas e instituições;
- Participar de equipe que articulem interesses, estabelecendo parcerias.
- Gestão do fluxo de recursos financeiros de curto e de longo prazo em função da especificidade da empresa.
- Analise do desempenho financeiro da firma e de prospecção da situação financeira.
- Projeção e controle dos custos em função da especificidade da empresa.
- Capacidade de manipular o dinheiro no tempo.
- Capacidade de mensurar o custo do capital próprio e de terceiros.
- Otimização dos recursos financeiros pela avaliação de diferentes alternativas de investimentos produtivos.
- Avaliação do risco dos investimentos e identificação da relação risco/retorno implícitas nas alternativas de investimentos.
- Capacidade de discernimento das alternativas de investimento no mercado financeiro e de capitais;
- Identificação e utilização de alternativas legais para minimizar os custos fiscais dos empreendimentos.
CAMPO DE ATUAÇÃOO aluno egresso do Curso de Gestão Financeira poderá atuar em organizações públicas ou privadas, bem como no terceiro setor, e ainda como autônomo, em assessorias e consultorias, nas seguintes funções:
- Analista Financeiro;
- Analista de Crédito;
- Analista de Investimentos;
- Contas a Pagar/Receber;
- Consultor de Finanças Corporativas;
- Controller (Custos e Orçamentos);
- Gerente Financeiro;
- Tesoureiro.
JUSTIFICATIVAAo longo dos últimos anos, impulsionada pelas mudanças nos palcos e nas agendas competitivas, em nível global, a área de gestão empresarial sofreu marcantes transformações e inovações. A velocidade destas transformações desatualizou uma parcela significativa do capital humano das empresas.
A área de gestão financeira não foge a esta regra. Atualmente esta área assume um papel fundamental na consolidação do posicionamento estratégico das empresas. Sendo esta área responsável pelo planejamento e pela gestão dos recursos que financiarão as estratégias competitivas das firmas, uma nova relação de interdependência se evidencia entre a gestão financeira e as estratégias competitivas.
Ademais, as transformações ocorridas na economia mundial, com a globalização financeira, trazem reflexos sobre as condições de oferta de recursos financeiros para empresas. O ambiente econômico interno e as condições de financiamento tornam-se cada vez mais dependentes dos humores do mercado internacional. As empresas encontram-se em num cenário de grande volatividade nas taxas de juros, no câmbio e na oferta de crédito.
Esse conjunto de mudanças promove uma nova perspectiva para a gestão financeira, distinta daquela que prevalecia há alguns anos.
Na atual conjuntura competitiva e de incertezas econômicas as empresas, sobretudo as domiciliadas no Estado de Alagoas, carecem de profissionais da área financeira atualizados com este novo ambiente, com os desafios e com as inovações que dele decorrem. Deste modo, é urgente a realização de um conjunto de ações que visem à capacitação e o ingresso de um novo profissional na área financeira. A não realização deste conjunto de ações pode levar ao empobrecimento competitivo de tais empresas.
Neste sentido, uma das ações imprescindíveis é a realização de um curso superior tecnológico em gestão financeira. Os Cursos Superiores de Tecnologia por serem mais curtos, mais práticos e voltados para as necessidades exigidas pelo mundo do trabalho têm se tornado uma opção, com grande demanda, para a formação de nível superior.
O termo Tecnólogo é aplicado a um profissional liberal que apresenta competências plenas em uma área específica de conhecimento e de práticas. No Curso aqui proposto, o egresso possuirá habilidades e competências para atuar em uma parte específica da área de Administração, nesse caso, na Gestão Financeira.
É possível demonstrar a demanda por este tipo de curso, no Estado de Alagoas, a partir de um estudo sobre a demanda por formação continuada no setor de serviço.
O setor de serviço representa no Estado de Alagoas 59,74% do PIB (SUDENE/1998), representa também 38% da população ocupada (fonte: PNAD/IBGE – 1999). É responsável por 60% dos empregadores e 66,24% dos empregados com carteiras assinadas (fonte: PNAD/IBGE – 1999). As atividades exclusivamente Financeiras e de Bens de Imóveis representam 18,3% do PIB alagoano (SUDENE/1998).
A formação foi muito boa e abriu caminho para o mercado.
Marcos Andre Barbosa
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira - Junio 2011