Dirigido a
É o profissional que identifica as intervenções ambientais, analisando suas conseqüências e propondo ações para prevenção, otimização, minimização e/ ou remediação de seus efeitos, utilizando, para isso, tecnologias disponíveis associadas às diversas áreas do conhecimento. Atua de forma pró-ativa e ética, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, seguindo os princípios da legislação ambiental.
Conteúdo
SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulos I e II
1. Identificar e avaliar as conseqüências e perigos dos riscos que caracterizam o trabalho na área ambiental, com vistas à própria saúde e a segurança e de outrem.
2. Relacionar as características geomorfológicas e hídricas dos ambientes com suas paisagens, por meio de imagens cartográficas, fotográficas e de levantamentos in locco.
3. Avaliar os grandes impactos ambientais globais e suas conseqüências socioeconômicos.
4. Identificar as etapas para a elaboração de projetos de intervenção ambiental, de acordo com normas e padrões da metodologia científica.
5. Classificar os recursos hídricos de acordo com suas características físico-químicas e microbiológicas, relacionando-os ao uso e à ocupação do solo, à conservação e à preservação desses recursos superficiais e subterrâneos.
6. Avaliar as políticas de matriz energética, nas esferas nacional e internacional.
7. Identificar os parâmetros e os padrões de qualidade dos indicadores de poluição líquida, sólida e gasosa, aplicando tecnologias de redução e/ou minimização na fonte das emissões de resíduos líquidos, sólidos e gasosos.
8. Analisar a prática de educação ambiental como modelo de gestão na utilização e na exploração dos recursos naturais e nos processos produtivos.
Módulo III
9. Analisar fluxogramas de produção de modelos produtivos agroindustriais, industriais e minerais.
10. Interpretar e aplicar a legislação ambiental brasileira e a internacional.
11. Identificar e avaliar métodos para a redução de riscos e impactos ambientais (EIA-RIMA) dos processos de intervenção antrópica e de desperdício dos recursos naturais.
12. Avaliar os princípios básicos e as tecnologias de recuperação de áreas degradadas e de ecossistemas e de manejos sustentáveis de áreas florestais, segundo os aspectos técnicos e econômicos relacionados.
13. Promover a organização social, identificando os direitos dos cidadãos, com vistas à resolução de problemas relativos ao meio ambiente.
Mercado de trabalho
Estabelecimentos industriais e agroindustriais, empresas agropecuárias, mineradoras, empresas públicas de controle de poluição, empresas de consultoria, órgãos públicos, prefeituras municipais, parques e reservas ambientais e centros de pesquisa.
Certificações
Módulos I e II: Agente de Prática Ambiental (Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I, II e III: Técnico em Meio Ambiente (Habilitação profissional técnica de nível médio)
Recomendável a todo cidadão vivente neste planeta.
Tive professores muito bons durante todo o curso.
Antônio Paulo de Oliveira
Curso Técnico em Meio Ambiente - Octubre 2011
Contribuiu de uma forma preponderante excelente para minha profissão
Acredito que com esse novo aprendizado em minha vida , tornei-me uma pessoa com uma consciência ambiental mais propagadora e conhecedora das causas das degradações ambientais , sinto-me preparado para mitigar e fazer a diferença.
Anônimo
Curso Técnico em Meio Ambiente - Septiembre 2011
Maravilhoso em todos os sentidos
O curso tem uma grade e docentes maravilhosos que tornam agradável e o aprendizado e nos instigam a sempre querer conhecer e saber mais. Ajudou muito para minha carreira, me fazendo decidir hoje por continuar na área e em breve cursar Engenharia Ambiental.
Thamirys Juijo
Curso Técnico em Meio Ambiente - Agosto 2011
Muito bom , pois me proporcionou conhecimentos necessários para o meu dia-a-dia, bem como para a escolha do curso de graduação.
Renato Reis
Curso Técnico em Meio Ambiente - Julio 2011
Ótimo o curso Técnico em Meio Ambiente do Centro Paula Souza. Eu gostei muito.
Moises Lima da Silva
Curso Técnico em Meio Ambiente - Julio 2011