Conteúdo
Introdução:
Com o advento no novo Código de Trânsito Brasileiro, evidenciou-se a importância da participação do psicólogo no processo de habilitação de motoristas, passando-se a exigir dos profissionais da área a participação em cursos de capacitação, para obtenção do título de Psicólogo responsável pela avaliação psicológica e perito examinador do trânsito, oferecido por Universidade reconhecida pelo MEC.
O 1º Forum Nacional de Psicologia do Trânsito, realizado em novembro de 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia em Brasília – DF, aprovou tese a ser encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito, estabelecendo como exigência mínima para credenciamento o título de Especialista em Psicologia do Trânsito. Tal tese vigorará, a partir de 2013, na forma de Resolução do CONTRAN.
Deve-se considerar a participação extremamente elevada dos fatores humanos, dentre os quais a conduta do motorista é o principal, na produção dos acidentes de trânsito. Isto gera a necessidade de perícia psicológica nos processos administrativos e/ou judiciais, seja de caráter cível, seja de caráter penal, a fim de se determinar as condições do condutor no momento do acidente. A conseqüência prática é a necessidade de aprimoramento técnico da avaliação psicológica. Além disto, abre-se uma nova frente de trabalho para esses profissionais e uma nova forma de participação da ciência psicológica no mundo moderno.
De forma crescente, os órgãos estaduais de trânsito vêm exigindo dos Psicólogos Peritos a participação em cursos de atualização em diferentes técnicas, notadamente o PMK – Psicodiagnóstico Mio-Cinético de Mira y López, teste internacionalmente reconhecido na área de avaliação psicológica de motoristas.
A Resolução 267/2008, do CONTRAN, estabelece como exigência para o credenciamento, a partir de 2013, a Especialização em Psicologia do Trânsito, reconhecida pelo CFP. A implementação das mudanças nesta área de grande importância social abre novas perspectivas de trabalho para psicólogos, exigindo daqueles que pretendem trilhar este caminho uma preparação mais aprofundada.
Objetivo:
Qualificar e titular como especialista o profissional psicólogo atuante na área da Psicologia do Trânsito, nas atividades de avaliação psicológica de condutores, bem como proporcionar-lhe uma iniciação à pesquisa e docência universitária. Propiciar ao profissional uma visão ampla da psicologia do trânsito que permita a participação na elaboração de políticas públicas de segurança no trânsito e transportes, bem como ampliar o campo de atuação profissional.
Publico alvo:
Graduados em psicologia
Duração:
520 horas aulas;
18 módulos (01 final de semana por mês);
Corpo docente:
Rosival Barbosa Lagares - CRP 09/239
Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Preside a Comissão Própria de Avaliação. Doutor em Psicologia. Coordenador acadêmico do IPES - Instituto de Planejamento e Adm. de Ensino e Eventos Ltda. É Psicólogo Especialista em Psicologia do Trânsito. Atua na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente na graduação, pós-graduação lato sensu e supervisão de estágio.
Dr. Pedro Humberto Faria Campos - CRP 09/1373
Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela Université de Provence – França, Coordenador e docente de cursos de capacitação e especialização em Psicologia do Trânsito desde 2000, com trabalhos apresentados e publicações nacionais e internacionais na área. Linha de pesquisa: representações sociais e trânsito.
Rosival Barbosa Lagares - CRP 09/239
* Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Preside a Comissão Própria de Avaliação. Doutor em Psicologia. Coordenador acadêmico do IPES - Instituto de Planejamento e Adm. de Ensino e Eventos Ltda. É Psicólogo Especialista em Psicologia do Trânsito. Atua na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente na graduação, pós-graduação lato sensu e supervisão de estágio.
Dr. Pedro Humberto Faria Campos - CRP 09/1373
* Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela Université de Provence – França, Coordenador e docente de cursos de capacitação e especialização em Psicologia do Trânsito desde 2000, com trabalhos apresentados e publicações nacionais e internacionais na área. Linha de pesquisa: representações sociais e trânsito.
Rodolfo Petrelli - CRP 09/239
* Doutorado em Psicologia pela Universitá Pontíficia Salesiana Roma, Itália (1989).
* Atuação em Psicologia Social, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
* Professor titular da Universidade Católica de Goiás, Brasil
Isabel Pereira de Sousa.
Mardonio Pereira da Silva
* Bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e "licenza" (mestrado) em Filosofia - Universita Pontificia Salesiana- Roma/Itália (1995). Atualmente é professor adjunto na Pontificia Universidade Católica de Goiás.
Ms. Gardênia Lemos - CRP 2140/09
* Doutoranda da UNIFESP, São Paulo, Psicóloga, com mestrado no campo da mobilidade humana; linha de pesquisa em Stress e Trânsito. Trabalhos apresentados em congressos sobre Trânsito e publicações.
Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva
*
Psicólogo, Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Psicologia pela UFRN. Atualmente é Doutorando no Programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na UnB, Membro do Laboratório de Psicologia Ambiental onde desenvolve pesquisas sobre comportamento humano no trânsito, colunista do site Digizap escrevendo sobre Psicologia e Trânsito.
Flávia Hermann Jung
*
Atuo na área de avaliação psicológica adulta e infantil, como psicóloga jurídica (perita) e docente (ensino superior). Possuo mestrado no Método de Rorschach, especialização em Psicoterapia de Abordagem Psicanalítica e conhecimento e experiência com outros testes (HTP, TAT, CAT, Teste das Fábulas, WISC, WAIS, Bender, Zulliger, etc).
Esp . Maria Aparecida Diniz
Esp. Márcio Drago
Ms. Renato Mundim
Dra. Ana Elisa de Villemor
Ms. Thyago do Valle Rosa
Esp. Orion Tadeu de Amorim
Sistema de avaliação e frequencia:
Para obter o certificado final do programa, o participante deverá ser aprovado nos trabalhos e ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso e no trabalho de conclusão de curso. Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
* Aproveitamento de mínimo 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7.0 em cada uma das disciplinas;
* Freqüência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
* Entrega do trabalho de conclusão do curso.
Diciplinas:
1 Psicologia do Trânsito:
2 Psicologia Ambiental e Mobilidade Humana.
3 Estudos de Representação Social do Trânsito.
4 Técnicas de Avaliação Psicológica I (Palográfico).
5 Técnicas de Avaliação Psicológica II (Palográfico e HTP
6 Psicologia do Trânsito e Interdisciplinaridade.
7 Psicopatologia Aplicada aos Testes Avaliação Psicológica
8 Engenharia do Trânsito e Mobilidade Humana.
9 Educação Saúde e Trânsito.
10 Técnicas de Avaliação Psicológica III (PMK).
11 Técnicas de Avaliação Psicológica IV (PMK).
12 Psicologia Ambiental e Trânsito: modelos de diagnóstico e intervenção
13 Neuropsicofarmacologia e Condução Veicular.
14 Docência Universitária
15 Violência, Incivilidades e Insegurança no Trânsito
16 Métodos de Pesquisa Aplicados ao Campo da Psicologia do Trânsito
17 Prática de Perícia em Psicologia Administrativa e Forense
18 Técnicas Projetivas e Pericia.
19 Prática de Avaliação Psicológica. Supervisores de campo.
20 Orientação de Monografia. Ms. Rosival Barbosa Lagares e Dr. Pedro Humberto Faria Campos.
Documentos necessarios:
* Cópia do diploma de graduação;
* Cópia da identidade;
* Cópia do CPF;
* Duas fotos 3X4;
* Assinatura do contrato educacional.