AULAS PRESENCIAIS SOMENTE NO RIO DE JANEIRO - CAPITAL.
Proposta
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software capacita os alunos para resolver problemas estratégicos na área de desenvolvimento de software através das principais tecnologias e soluções de mercado sob a perspectiva de um arquiteto de software.
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é voltada para a formação de profissionais que atendam à crescente demanda do mercado por:
- Compreensão da Engenharia de Software de Domínio Específico e os aspectos fundamentais dos projetos de desenvolvimento de software;
- Conhecimento em profundidade da tecnologia de Orientação a Objetos;
- Conhecimento dos design patterns e frameworks correlacionados às principais tecnologias de mercado;
- Conhecimento profundo de arquiteturas de software utilizando tecnologia Java e .NET;
- Compreensão dos principais conceitos em Arquitetura de Software e Estilos Arquiteturais;
Escola Superior da Tecnologia da Informação
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é oferecida pela Escola Superior da Tecnologia da Informação do Instituto Infnet, formada por um corpo docente altamente especializado e alinhado com os mais recentes avanços na área de TI. A Escola oferece uma linha de cursos de Pós-Graduação denominada Master in Information Technology - MIT, voltada para profissionais sênior e gerentes de TI.
Perfil do Egresso
O profissional formado estará preparado para dominar a concepção de arquiteturas de softwares e aplicações corporativas complexas e adquire conhecimentos aprofundados em padrões de projeto, especialmente para aplicações web e componentes.
Competências adquiridas:
* Capacidade para modelar aplicações orientadas a objetos usando UML;
* Compreensão da Engenharia de Software de Domínio Específico e os aspectos fundamentais dos projetos de desenvolvimento de software;
* Conhecimento em profundidade da tecnologia de Orientação a Objetos;
* Domínio em modelar aplicações orientadas a objetos usando UML;
* Conhecimento dos design patterns e Frameworks correlacionados às principais tecnologias de mercado;
* Conhecer os SGBD e os Frameworks de persitência mais atuais e sua forma de utilização em uma arquitetura de um sistema de software;
* Domínio profundo de arquiteturas de software utilizando tecnologia Java .e NET;
* Compreensão dos principais conceitos de Arquitetura de Software;
* Compreensão dos principais conceitos de modelagem e projetos de Arquitetura de Software;
* Compreensão da representação de um ou mais aspectos estruturais da arquitetura e seu relacionamento com os requisitos dos acionistas ou interessados;
* Capacidade de expressar essa arquitetura segundo distintas visões: tecnológica, stakeholders e alinhamento ao negócio.
Programa
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é composta por blocos, que totalizam 440 horas/aula. Esses blocos permitem que o aluno aprenda a usar as informações tecnológicas disponíveis no mercado para a tomada de decisões de arquiteturas de software corporativas. Ao término, o aluno consolida seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do curso.
Blocos e Ementas
Engenharia de Software
120 horas/aula
- Engenharia de Software
- Princípios de Análise de Requisitos e de Projeto de Arquitetura; Métodos de Desenvolvimento; Validação e Verificação; Engenharia de Software de Domínio Específico.
- Orientação a Objetos e Modelagem Visual
- Modelagem de Sistemas; Orientação a Objetos; UML; Classes e Objetos; Herança e Polimorfismo; Interfaces.
- Padrões e Frameworks
- Padrões Criacionais; Padrões Estruturais; Padrões Comportamentais; Frameworks Correlacionados; Frameworks Java e .NET.
- Arquiteturas de Persistência
- Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Integração de Dados (Data Integration); Mapeamento de Objeto/Relacional; Frameworks de Persistência; Arquitetura de Frameworks de Persistência.
Projeto de Bloco:
Elaborar um estudo de caso contendo um projeto genérico de uma arquitetura de software com a visão da Engenharia de Software. No projeto, deverão ser mostrados, em detalhe, os padrões utilizados na construção, incluindo os utilizados nos frameworks.
Arquitetura Java
90 horas/aula
- Arquitetura Java
- Padrões de Projeto; Padrões de Projeto; Infrastructure: Framework Java; Java Virtual Machine(JVM). Data Access: Padrão DAO; Hibernate; JPA (Java Persistence Adapter). Services: WebService; RMI (Remote Method Invocation); EJB (Enterprise Java Bean). Web: Servlet; JSP (Java Server Pages). Presentation: Struts; JSF (Java Server Faces).
Projeto de Aplicações
Projeto de Infraestrutura; Projeto Data Access; Projeto Web Services; Projeto JSF.
Arquitetura .NET
90 horas/aula
- Arquitetura .NET
- Padrões de Projeto; Infraestructure: .NET Framework; Common Language Runtime (CLR); Data Access: ADO .NET Entity Framework; Hibernate; ADO. NET Core; Services: ASP .NET Web Services (ASMX); Windows Comunication Foundation (WCF); Web: ASP .NET; Presentation: Windows Forms; ASP .NET Web Forms; Windows Presentation Foundation (WPF); Siverligth.
- Projetos de Aplicações
- Projeto de Infraestrutura; Projeto Data Access; Projeto Web Services; Projeto Windows Forms; Projeto Web Forms.
Projeto de Bloco:
Elaborar um projeto de software utlizando a tecnologia .NET. Descrever, também, a forma de implementação de persistência e os frameworks utilizados, bem como os padrões apresentados no bloco.
Arquitetura em Software
130 horas/aula
- Arquitetura em Software
- Conceitos; O Papel do Arquiteto de Software; Desenho de Arquitetura; Conectores.
- Projeto de Arquiteturas
- Modelagem; Visualização; Análise e Implementação; Estilos Arquiteturais; Propriedades não-funcionais.
- Arquitetura Corporativa
- Alinhamento da TI ao negócio; Os Frameworks de Arquitetura; As Dimensões da Arquitetura; Arquitetura de Aplicações; Arquitetura de Informações, Arquitetura Tecnológica.
Projeto de Bloco:
Elaborar ou trazer um estudo de caso contendo um projeto de arquitetura de software apresentando os principais elementos funcionais e sua interação interna e com o mundo exterior. Mostrar como a informação será gerenciada, armazenada e apresentada.
Fechamento
10 horas/aula
Construção da Arquitetura de um sistema complexo, comprovadamente de aplicação comercial, utilizando os conhecimentos adquidos durante o curso.
Observação
Em virtude de o projeto pedagógico ser constantemente aperfeiçoado, eventualmente os nomes dos blocos, suas cargas-horárias e ementas sofrerão mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula.
Corpo Docente
O corpo docente do MIT em Arquitetura de Software é formado por professores de mercado, com experiência prática comprovada na criação de Arquiteturas de Software no desenvolvimento de sistemas de software, emprego dos frameworks Java e .NET e na Engenharia de Software. São profissionais reconhecidos pelo mercado por sua capacidade e aprovados pelo Instituto por sua experiência acadêmica.
Marcelo Mellem
É Arquiteto de Sistemas de Informação da Infraero atuando com gestão de TI no Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Atua no mercado de TI e Telecomunicações há 18 anos. Já trabalhou com desenvolvimento e integração de sistemas em grandes empresas de tecnologia como Elebra, Embratel, Compaq, HP e Claro. Marcelo é mestre em Engenharia de Sistemas, pós-graduado em redes de Computadores e graduado em Engenharia Eletrônica e de Sistemas, todas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Erico Torres
É Arquiteto de Sistemas atuando no mercado financeiro há mais de 15 anos, criando sistemas de comunicação entre os sistemas de backoffice de instituições financeiras com o controle do Governo (Banco Central), reduzindo os custos e modernizando o parque computacional, tendo prestado consultoria a diversas empresas, como CETIP, IBGE, UFRJ, IPHAN, IME, Corretoras de Valores, Perdigão, Casa e Video, Embratel, Star One, no decorrer dos anos.
Vinicius Morgado
É Arquiteto de Sistemas da CETIP com mais de 10 anos de experiência em TI. Além de Arquiteto ja esteve nos papéis de Líder e Gerente de projetos. Suas principais áreas de interesse: Design OO, Domain Driven Design, Patterns e Arquiteturas empresariais. É um entusiasta e praticante de metodologias ágeis como Scrum e XP. Atualmente trabalha na CETIP com arquitetura de sistemas Java para o mercado financeiro.
Luiz Paixão
É Arquiteto Corporativo e atua como consultor no mercado de óleo e gás. Tem 25 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando principalmente na especificação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos de sistemas de informação. É Mestre em Informática pela UFRJ, possui MBA em Finanças Corporativas e Especialização em Gerência de Sistemas e Certificação em Gerenciamento de Projetos pelo PMI.
Aquino Botelho
Tem 20 anos de experência na área de Tecnologia da Informação atuando com analista desenvolvedor, gerente e líder de projetos em instituições públicas e privadas. Engenheiro de Computação e Mestre em Sistemas em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre e Doutor pela Escola de Guerra Naval, com MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD.
João Paulo
É Arquiteto de Sistemas do Banco do Brasil focado na definição dos componentes de software e interação das soluções da Gestora de Recursos do Banco do Brasil. Possui mais de 10 anos de experiência em TI atuando nas áreas de especificação e desenvolvimento de sistemas orientado a objetos para o mercado financeiro e de serviços fiduciários. Possui experiência na criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis para atender os requisitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e com customização e implantação de processo de software (Scrum + XP). Coordenou equipe de manutenção dos sistemas legados. João Paulo é Mestre em Sistemas de Informação pela UNIRIO na linha de pesquisa de Sistemas de Apoio à Negócios.
O corpo docente da Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software do Instituto Infnet é formado pelos professores acima e por outros professores igualmente qualificados. Os professores sempre têm sólida formação acadêmica e experiência profissional relevante nos assuntos dos módulos que ministram. Além disso, a experiência didática também é uma característica marcante do corpo docente.
Informações Gerais:
Duração:
20 meses
Carga Horária:
440 horas/aula de 50 minutos
Frequência:
Segundas-Feiras, de 18h30 às 22h4