Comentários sobre Pós-Graduação em História da África e do Negro no Brasil - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
-
Objectivos
Aperfeiçoar, atualizar e especializar profissionais da área das Ciências Humanas nos temas da História da África e do Negro no Brasil; Contribuir para a superação dareconhecida carência dos professores da educação básica e do ensino médio no trato com os conteúdos dessa temática, conforme a Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003; Suscitar vocação de pesquisa em temas africanos e afro-brasileiros. O Curso será ministrado numa abordagem pluridisciplinar, com os aportes da sociologia, economia, antropologia, ciência política e literatura.
-
Dirigido a
Destina-se a professores das redes pública e privada de ensino, pesquisadores, profissionais liberais e ativistas sociais, cujo interesse conduza ao aprofundamento da história africana e de africanos e afro - descendentes no Brasil.
-
Conteúdo
ESTRUTURA CURRICULAR:
O curso está dividido em 4 disciplinas autônomas, num módulo de atividades programadas e o TEC.
A África até o Final do Século XIX:
Fontes, métodos e técnicas; geografia e ocupação humana; antropologia das sociedades africanas; núcleos de poder centralizado e comunidades aldeães; o Islã na África; os reinos da África centro-ocidental; as cidades-Estado e os micros reinos do golfo da Guiné; ao litorais arabo-lusitanos do Indico e os impérios interioranos; a escravidão na África; o tráfico atlântico.
A África Colonizada:
A formação do sistema mundo; a África sul-saariana pós-tráfico; a partilha e a ocupação; a dominação européia: métodos e instituições; ideologias colonialistas; a economia colonial; as repercussões sociais da dominação colonial; constituição da economia colonial; ideologias anti-colonialistas; política e nacionalismo africano; o Pan-africanismo; a África ao longo dos conflitos mundiais 1935-1945; o declínio colonial.
A África Independente:
O mundo da guerra-fria: perspectiva terceiro-mundista; as propostas nacionalistas na África sul-saariana; Monróvia e Casablanca; a descolonização e as independências; as lutas armadas de libertação e as lutas políticas de libertação; descolonização política e descolonização das mentes; projetos nacionais e desenvolvimentismo; instabilidade regional e guerras civis; crise econômica generalizada; a “cultura africana”; globalização e marginalização econômica; etnicidade, poder, novos atores e desagregação do Estado; as estratégias de superação da crise; organizações regionais.
A História do Negro no Brasil:
A África, os africanos e a formação do mundo atlântico; os africanos escravizados e escravidões no Brasil; a abolição, o pós-emancipação e a República; pós–emancipação e pós-1930; anos 1970-1980; pós-ditadura militar e a questão racial; anos 1990: os novos discursos da historia, ciências sociais, economia, psicologia sobre a questão racial; o pensamento afrodescendente sobre a afrodescendência; os discursos sobre raça no contexto contemporâneo. O ensino de história da África e do negro no Brasil.
Atividades Programadas
Foi bom e me ajudou na formação profissional e garantiu um maior desempenho profissional. O material disponível atendeu perfeitamente. os profissionais disponibilizados para lecionar e apoiar-nos, estavam dentro do padrão do curso.
Manoel Barreto Ribeiro Barreto
Pós-Graduação em História da África e do Negro no Brasil - Junio 2011
Excelente curso a Pós-graduação em História da África e do negro no Brasil. Muito bem estruturado, excelentes professores, excelentes aulas. Esse curso da Ucam foi ótimo para a minha vida profissional. Além do que, o tema é a minha grande paixão.
Teresa Silva Telles
Pós-Graduação em História da África e do Negro no Brasil - Junio 2011
Excelente curso, ótimos professores, ótimas aulas na Universidade Candido Mendes. Essa Pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil foi e ainda está sendo da maior importância na minha vida profissional.
Teresa Silva Telles
Pós-Graduação em História da África e do Negro no Brasil - Junio 2011
Excelente curso, ótimos professores, aulas maravilhosas. O curso foi ótimo e ótimo para a minha vida profissional.
Teresa Silva Telles
Pós-Graduação em História da África e do Negro no Brasil - Junio 2011