Pós-graduação em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
Carga Horária: 420 horas
Público Alvo:
Bombeiros militares, privados, brigadistas, engenheiros ambientais, agrônomos, engenheiros florestais, empresários, servidores públicos do INPE, IBAMA, PREVFOGO, consultores, profissionais de segurança pública e privada, que estejam atuando ou que pretendem atuar no campo da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, bem como profissionais com formação superior com interesse na área.
Em decorrência da gravidade dos incêndios florestais no país, o Brasil através do IBAMA, celebrou convênio com o BNDES para aquisição de equipamentos e materiais para combate a incêndios, em 2013. Contudo os recursos humanos ainda são escassos, sobretudo se levarmos em conta o grande número de municípios sem bombeiros, o que tem levado a iniciativas de treinamento de brigadas de incêndio florestal em diversas regiões.
Como público de interesse nesta área, temos os servidores do IBAMA (em especial do PREVFOGO), do Instituto Chico Mendes, do INPE, os quase 68.000 bombeiros militares do país, os profissionais de engenharia florestal, agronômica, ambiental, dentre muitos outros.
O Distrito Federal por exemplo, de janeiro a junho de 2014, registrou 1.266 ocorrências de incêndio florestal com cerca de 1.600 hectares queimados, o que dá uma ideia da dimensão do problema. Além dos servidores públicos, há diversas empresas privadas com interesse nesta área, uma vez que os prejuízos decorrentes destes incêndios são enormes. O especialista nesta área tem campo de atuação como especialista, instrutor ou consultor.
Objetivo:
- Capacitar profissionais graduados em diferentes áreas, a atuar em Incêndios Florestais, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
- Capacitar profissionais para atuação como consultores e peritos, em Incêndios Florestais.
Duração:
O curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, tem duração aproximada de 12 meses.
Area: Segurança e Gestão de Crises