Conteúdo
Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Trânsito.
Carga Horária: 420 horas
Público Alvo:
Policiais, Agentes de Trânsito, Profissionais de Segurança Pública com formação de nível superior, Engenheiros de Tráfego, Médicos e Psicólogos de Tráfego, Gestores, bem como outros profissionais, incluindo os oriundos da área acadêmica que trabalham ou que pretendam trabalhar na área de Planejamento e Gestão do Trânsito. Trata-se de atividade com amplo mercado de trabalho e com grande potencial de crescimento, dado o elevado número de veículos circulando no país (acima de 45 milhões).
Dentre os desafios principais da área está em encontrar soluções para que haja mobilidade adequada, eficaz e segura, de tal forma a evitar retenções, comumente encontradas nos grandes centros urbanos. Da mesma forma, há que se investir em programas e fiscalização para que permitam a drástica redução nos índices de mortalidade no trânsito, que vem provocando a morte de mais de 60.000 pessoas por ano, na maioria jovens. Apenas a título de comparação, nos Estados Unidos em 2013, que possuem uma população de cerca de 100 milhões maior que a do Brasil, foram registrados cerca de 35.000 mortes no trânsito, representando uma diminuição de 3% em relação ao ano anterior, mas ainda um número muito elevado. Ainda assim, corresponde a quase a metade da mortalidade no Brasil.
A especialização em Planejamento e Gestão do Trânsito possui como diferencial a abordagem multidisciplinar de temas que incluem a Psicologia de Trânsito, a Medicina de Tráfego, Tópicos de Engenharia de Tráfego, dentre outros, de tal forma a fornecer os elementos necessários ao especialista para que possa atuar tanto no setor público, como no privado e em ONGs.
Objetivo:
Capacitar profissionais graduados em diferentes áreas a atuarem como especialistas e consultores em Planejamento e Gestão do Trânsito
Duração:
Oferecer-se-á o curso de Planejamento e Gestão do Trânsito com duração de, aproximadamente, 12 meses.
Area: Segurança e Gestão de Crises