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Curso
A velocidade com que as tecnologias de informação e comunicação avançam requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem. Trabalhos baseados em competências, utilizando problematizações e projetos, apresentam-se como alternativas importantes para o professor compreender melhor o desenvolvimento humano e não apenas utilizar-se dos conteúdos das disciplinas. Diferentes formas de ensino, atendendo as individualidades com intervenções pedagógicas apropriadas como meio de elevar o nível de aprendizado, são a meta de todas as escolas que querem se destacar no ambiente educacional.
O curso visa a formar profissionais capazes de selecionar, adequar e utilizar a tecnologia para a produção de novos recursos didáticos na construção do conhecimento bem como, proporcionar atitudes investigativas e de inovação por parte dos docentes, tendo em vista as transformações tecnológicas, do conhecimento e das questões sociais.
O programa procura analisar sob diversos aspectos o impacto das tecnologias digitais na sociedade, na cultura e na educação. As tecnologias são abordadas como ferramentas que podem ser utilizadas de diversas formas, situações e experiências para um aprendizado mais significativo.
As aulas do curso serão totalmente presenciais e uma das estratégias empregadas será a utilização da ferramenta Eureka, que é um ambiente de educação cooperativa à distância. O enfoque é na construção de um ambiente de aprendizagem onde a exploração, a análise, o debate aberto e a participação possam acontecer, desenvolvendo potencialidades, capacidades e talentos humanos.
Os participantes terão acesso a raras oportunidades de relacionamento com profissionais envolvidos na produção dos recursos em questão, podendo relacionar a parte conceitual com a prática do dia-a-dia da produção e utilização desses novos meios.
Carga Horária
360 horas/aula
Disciplinas e Carga Horária
• Recursos Tecnológicos Aplicados à Pesquisa. - 15h
• Metodologia de Projeto - 30h
• Inovações Tecnológicas na Educação - 30h
• Teorias da Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo - 30h
• Análise e Avaliação de Recursos Tecnológicos para Educação - 30h
• Comunicação Visual e Design Instrucional - 30h
• Multimídia, Hipermídia e Software de Autoria - 30h
• Ambientes Virtuais de Aprendizagem - 30h
• Análise de Usabilidade e Arquitetura de Informação - 30h
• Robótica Educacional - 30h
• Inteligência Artificial e Realidade Virtual na Educação - 30h
• Fundamentos da Ética - 15h
• Metodologia do Ensino Superior - 30h
• Seminário de Apresentação dos Projetos Finais
• Carga Horária Total - 360h