Pós-Graduação em Libras - Especialização Lato Sensu.
Descrição:
Nos dias de hoje, a comunicação é indispensável para nossa vida na sociedade. Quando se trata de comunicação em Libras, não é diferente. O curso de Pós-Graduação em Libras - especialização lato sensu abordará os aspectos da Língua Brasileira de Sinais e sua aplicabilidade em diversos segmentos sociais.
Carga horária: 420 horas
Pré-requisito para realização do curso:
Para ingressar na pós-graduação o aluno deverá ter conhecimento de Libras Básico e Intermediário, comprovado através de certificado dos cursos realizados (totalizando um mínimo de 100 horas) ou termo de compromisso, de parte do aluno, atestando ter o conhecimento exigido, com firma reconhecida.
Conhecimento de Libras Básico e Intermediário exigido como pré-requisito: alfabeto manual; números; identificação pessoal; familiares; tempo; meses; dias da semana; dias e horas; cores; substantivo; antônimos; pronomes; verbos; alimentos; verduras; frutas; legumes; salgados e doces; bebidas; vestuário e acessórios; animais; meios de comunicação; meios de transporte.
* Observação: o aluno, para acompanhar o curso, deverá dispor de equipamento de webcam, com possibilidade de gravação de áudio e vídeo para o envio das atividades on-line do curso. Exige-se que o acadêmico tenha conhecimento da Língua Portuguesa escrita e da Língua de Sinais.
Disciplinas:
- Aquisição da língua portuguesa como L2 (segunda Língua) - 40 C/H
- Conhecimento sobre a Formação do Profissional Intérprete em Libras - 40 C/H
- Deficiência Sensorial: surdez - 40 C/H
- Habilitação/Reabilitação do deficiente auditivo - 40 C/H
- Libras I – Vocabulário - 40 C/H
- Libras ll - Aspecto Linguístico da Língua de Sinais - 40 C/H
- Prática de tradução e interpretação em Libras - 40 C/H
- Metodologia do Ensino Superior - 40 C/H
- Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40 C/H
- Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - 60 C/H
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.
Avaliação e Certificado.
O Sistema Avaliativo é composto por:
- Atividades:atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada disciplina.
- Participação:desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
- Prova Online*:prova individual realizada a cada final de disciplina no ambiente virtual de aprendizagem. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias.
- Prova Final:prova individual realizada presencialmente ao final de todas as disciplinas, quando da defesa de TCC.
- Para o curso de Libras, o aluno poderá escolher entre duas possibilidades:
1. Prova de interpretação e tradução na Língua Brasileira de Sinais;
2. Realizar a defesa do TCC em Língua Brasileira de Sinais. (apresentação do Trabalho e respostas aos questionamentos da banca realizados em Libras).
Observação: Optando por esta segunda possibilidade, a banca deliberará a nota da Prova Final e o resultado da defesa do TCC de maneira independente, não estando vinculados os resultados obtidos..
- Trabalho de Conclusão de Curso: produção e defesa de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso e Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.
* As questões da prova online são aleatórias.
* Será considerado aprovado nas disciplinas do curso de pós-graduação lato sensu , o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0, conforme cálculo de nota final apresentado a seguir.
* Para obter o certificado de conclusão do curso o (a) PÓS-GRADUANDO (A) deverá observar e cumprir todos os seus requisitos, no prazo estabelecido no calendário das disciplinas, que estará disponível no ambiente de aprendizagem assim que iniciá-la.
* O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso.
Metodologia.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.
Corpo Docente.
O corpo docente é composto por:
- Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
- Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
- Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
- Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
- Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.
Instituição/MEC.
Universidade Católica Dom Bosco. Portaria MEC n.º 1547, de 27 de outubro de 1993 (Publicação DOU em 28/10/93).
A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.
Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.
O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.
Documentação.
1. Realize seu cadastro.
2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;
3. Envie os seguintes documentos:
- Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
- Cópia autenticada do diploma de graduação .
- Declaração de Conclusão de Curso .
- Cópia autenticada de RG .
- Cópia autenticada de CPF .
- Cópia simples de comprovante de residência .
- Cópia autenticada de documento oficial com foto .
- Duas fotos 3x4 (recentes) .
- Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .
- Certificado/Declaração domínio em Libras .
Observações:
Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.
Restrições.
Psicólogos, fonoaudiólogos, educadores, gestores educação, intérpretes. Públicos em geral interessados em adquirir conhecimento acerca da LIBRAS e educação de pessoas surdas. É necessário que aluno tenha conhecimento de Libras Básico e Intermediário, comprovado através de certificado dos cursos realizados (totalizando um mínimo de 100 horas) ou termo de compromisso, de parte do aluno, atestando ter o conhecimento exigido, com firma reconhecida.
O curso também é destinado para profissionais que desejam atuar profissionalmente na área. O certificado de pós-graduação lato sensu em Libras substitui o PROLIBRAS (Proficiência em Libras), conforme Decreto 5626 de 22/12/2005:
DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.
(...)
CAPÍTULO III
DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIBRAS E DO INSTRUTOR DE LIBRAS
(...)
Art. 7o Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, caso não haja docente com título de pós-graduação ou de graduação em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educação superior, ela poderá ser ministrada por profissionais que apresentem pelo menos um dos seguintes perfis:
I - professor de Libras, usuário dessa língua com curso de pós-graduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação;
II - instrutor de Libras, usuário dessa língua com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação;
III - professor ouvinte bilíngue: Libras - Língua Portuguesa, com pós-graduação ou formação superior e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação.
(...)
Art. 12. As instituições de educação superior, principalmente as que ofertam cursos de Educação Especial, Pedagogia e Letras, devem viabilizar cursos de pós-graduação para a formação de professores para o ensino de Libras e sua interpretação, a partir de um ano da publicação deste Decreto.
Encontro Presencial.
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.