Objectivos
Ocorrem muitas propostas visando a formação de instituições de ensino e outras iniciativas orientadas por uma perspectiva de “Educação Democrática”, onde a forma de decisão inclua, de fato, a participação das pessoas com sua diversidade de experiências singulares e diferentes realidades culturais.
Por outro lado o mercado exige, cada vez mais, pessoas preparadas para tomarem iniciativas criativas, responsabilizando-se pelas conseqüências. As pessoas melhores preparadas para isso são aquelas que desenvolveram e otimizaram livremente suas capacidades singulares.
São poucos, no entanto, os educadores efetivamente preparados para realizarem esse tipo de tarefas. Entre a idéia de uma educação libertadora e a prática, há um longo caminho a percorrer.
As iniciativas, nesse sentido, que deram certo, foram firmemente orientadas por, pelo menos um mentor, com experiências e condições pessoais que podem ser desenvolvidas em pessoas que queiram assumir esse caminho.
Faz-se, assim, necessário um “Instituto para a Formação de Educadores Livres” com esta missão.
Conteúdo
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
É urgente a ocorrência de “mestres” e “educadores” para implementar projetos educacionais. Propomos formar mentores para estabelecer em escolas já existentes, ou a serem fundadas, o Atelier Escola ProLíbera. Esperamos, assim, atender a clara demanda de uma escola viva e ativa que se constitua como núcleo de difusão e distribuição dos aspectos fundamentais da convivência social.
É preciso compreender cada escola não como um “problema” a ser resolvido, mas como uma “solução”, onde podem ser tomadas sempre novas iniciativas, respeitando à legislação vigente, à comunidade escolar, apoiando a diretoria e o corpo docente e obedecendo ao ritmo caso a caso.
Após uma pesquisa verificando o que é “ótimo” e “bom” na escola em questão, podemos realizar, com medidas simples e eficazes, oficinas onde ocorre a prioridade do elemento lúdico em todo processo, buscando a convergência de propósitos que atendam as urgentes demandas sócio-econômicas e culturais.
Assim o “ATELIER ESCOLA PRÓ-LÍBERA” se constitui como um efetivo ESPAÇO CULTURAL e fundamento de uma contínua pesquisa dos melhores caminhos para a excelência no sentido de propor soluções e orientação geral das pessoas em ambiente alegre como um fórum aberto de manifestação, uma feira de oportunidades e uma possível incubadora de iniciativas.
A idéia fundamental deste projeto é capacitar professores para desenvolvimento de “colméias de conhecimento”. Em outras palavras: cada conhecimento vai se ligando com outro, abrindo infinitas possibilidades de criação e elaboração. É um “construtivismo artístico”, pois cada “colméia” tem várias possibilidades de desenho e expressão, em diferentes linguagens (falada, escrita, música, pintura, etc.), e deve abrir caminhos para estabelecer, como fato concreto, a riqueza da infinidade de “links” possíveis na rede de experiências e informações.
Assim é uma:
Abordagem catalisadora que estimule e potencializa as iniciativas pessoais considerando uma viva e criativa Antropologia Geral;
Ação ética nos fins e nos processos educacionais;
Produção coletiva e gestão democrática do conhecimento com decidida disposição e ampla visão para perguntar, pressentir, rastrear, discernir, “assuntar”, superando barreiras no trabalho que leva ao conhecimento e abrindo o máximo de possibilidades de um caminho tomado.
Convivência consciente com a atitude de “inquietude criativa” que conceba uma filosofia (amiga da sabedoria) e um processo criativo da educação perante os pactos sociais;
Experiência da mudança como metamorfose e não apenas como transformação que pode implicar em “maquiagens”;
Possibilidade do humor e da atitude artística que propõe caminhos sempre renovados de expressão, rindo e sorrindo perante as fixações geralmente estabelecidas por todos nós
Informção:
I) 4as. Feiras das 12h30 às 18h30;
II) 2as. e 4as. das 19h30 às 22h30;
III) Dois sábados inteiros por mês.
Além disso todas as turmas terão mais um fim de semana inteiro por trimestre.
Pré-requisito: graduação completa / tecnológico
Critério de seleção: análise de currículo do candidato e entrevista
Documentos para inscrição
Currículo Profissional :
Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar da graduação
Fotocópia autenticada do R.G. e do C.P.F.
Fotocópia simples de comprovante de residência
Uma foto 3x4 recente
Eu gostei.
Marijane Lima
Pós-graduação em Instituto para a Formação de Educadores Livres - Septiembre 2011