Conteúdo
CERTIFICAÇÃO: FALC – Faculdade Aldeia de Carapicuíba (Criada e autorizada pela Portaria MEC n.3966 de 30/12/2002 – DOU 252 de 31/12/2002, Seção 1 pág. 33).
INTRODUÇÃO: Estamos atravessando uma época de transição de uma sociedade industrial para uma sociedade de conhecimento. Esta transição exige que as organizações se reestruturem, sendo necessária a implantação de um novo estilo de administração, no qual a liderança representa uma força fundamental. No setor das instituições de saúde esse quadro é agravado pela crise do Estado, pela competitividade e pela importância da atividade sanitária na atualidade. É necessário que a liderança exercida pelo gestor seja democrática e criativa, trabalhando em conjunto com a equipe de saúde e demais funcionários da instituição sob sua gestão, para que seja alcançado o êxito da organização. A eficiência e eficácia da gestão influência diretamente nos resultados da organização de saúde e representa fator fundamental para a sobrevivência no mercado.
O curso de Especialização em Gestão Estratégica em Saúde fornece aos alunos informações para o desenvolvimento de competências adequadas ao gerenciamento de quaisquer instituições de saúde, visando o atendimento de qualidade e com baixo custo. Além disso, o egresso terá formação de acordo com a exigida pela legislação para exercer cargos de direção em unidades de saúde do SUS.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 h/a
OBJETIVO: Fornecer aos participantes uma sólida fundamentação teórica na gestão de organizações e sistemas de saúde, discutindo os processos administrativos e técnicos internos, apontando suas principais características e objetivos explícitos e implícitos nas instituições públicas ou privadas.
PÚBLICO ALVO: Profissionais graduados em qualquer área com objetivo de atuar na gestão e na administração de organizações de saúde, quer sejam empresários, médicos, dentistas, gerentes, supervisores, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, administradores, etc.
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Gestão e administração de organizações de saúde, incluindo hospitais, clínicas, unidades de atenção à saúde, secretarias de saúde, ministério da saúde, empresas operadoras de planos, seguros e convênios de saúde e organizações prestadoras de serviços na área.
Habilidades e competências do egresso: Fornecer conhecimento para que o egresso:
Atenda ao disposto na Portaria n° 2.225, de 05 de dezembro de 2002, emitido pelo Ministério da Saúde, que estabelece exigências mínimas para a direção de unidades de saúde do SUS;
Atue na gestão em saúde, Instituições de Saúde, e áreas afins na resolução de problemas por meio da ação de gerência;
Conheça a importância da ciência administração na gestão em saúde;
Reconheça as políticas na área da saúde e o reflexo destas nos Serviços de Saúde;
Gerencie Recursos Humanos, materiais e custos para cuidados em saúde;
Aplique os conceitos necessários à prática profissional;
Reflita sobre questões generalistas e específicas na área hospitalar, em consonância com os princípios técnicos, legais e éticos;
Atue como facilitador no processo de desenvolvimento de toda e qualquer estrutura de saúde;
Gerencie com responsabilidade os seus colaboradores, quer sejam médicos, enfermeiros, auxiliares, atendentes de enfermagem, demais profissionais da área da saúde, bem como todo o corpo de funcionários para o melhor cuidado de um grupo de pacientes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gerência de Sistemas Hospitalares e Saúde Pública
Auditoria Hospitalar
Ética e Direito em Saúde
Organização Hospitalar
Planejamento Estratégico de Instituições de Saúde
Supervisão de Recursos Humanos
Supervisão Financeira e Orçamentária
Administração e organização de Materiais
Sistema de Informações e Informática Hospitalar
Programa Físico-Hospitalar
Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde
Diretrizes de Estratégias Mercadológicas
Coordenação da Saúde Coletiva
Organização do Sistema de Saúde do Brasil
Dificuldades e Soluções para o Setor Saúde
Metodologia da Pesquisa
Didática do Ensino Superior
Higiene e Segurança do Trabalho