Conteúdo
Gestão e Análise de Ambientes Aquáticos Continentais
Pós-Graduação
Formação: lato sensu
Modalidade: EAD
Próxima turma: Abril 2018
O Curso:
A água constitui um dos compostos de maior distribuição e importância na crosta terrestre. Sua importância para vida está no fato de que nenhum processo metabólico ocorre sem a sua ação direta ou indireta. Em muitas regiões, o ciclo hidrológico tem sofrido grandes alterações, especialmente nas últimas décadas. Essas alterações resultam das diferentes formas de interferência humana sobre o ambiente como, por exemplo, a construção de grandes cidades, a devastação de florestas e a construção de grandes represas. Apenas 3% da água existente na Terra é aproveitável para o consumo, visto que os outros 97% existente formam os mares e oceanos. Por ser um componente fundamental à existência de vida no planeta, a preocupação com a conservação da água e dos seus mananciais tornou-se maior nos últimos anos, e a procura de mecanismos eficazes capazes de reduzir os impactos ambientais nesses sistemas tem sido considerada uma das prioridades de pesquisa deste século. Isso cria uma demanda de profissionais capacitados para obter informações e tomar decisões sobre o monitoramento, o manejo e a conservação desses recursos naturais.
Em meio a esses problemas, e devido à crescente demanda de técnicos especializados e de profissionais capacitados nas mais variadas questões sobre ambientes aquáticos, o curso de pós-graduação à distância em “Gestão e Análise de Ambientes Aquáticos Continentais” visa a capacitar profissionais para atuarem em quaisquer das áreas da Ciência Ambiental, com ênfase em ambientes aquáticos, elaborando pareceres e laudos técnicos como resultados de avaliações ambientais, atuando como crítico nos problemas ambientais desse compartimento, sendo capaz de acionar mecanismos para a gestão, análise e monitoramento ambiental correto, atuando em problemas ambientais aquáticos diversos e com habilidade de desenvolver atividades de gestão e monitoramento de espécies da fauna aquática.
Mercado de Trabalho:
O profissional formado pode atuar como consultor independente, funcionário público ou empregado de firmas que atuem na área ambiental ou de empresas cujo processo produtivo exija forte adequação à legislação ambiental, especialmente para ambientes aquáticos. O profissional formado poderá atuar, também, em avaliações de impactos ambientais (EIA-RIMA), com ênfase em ambientes aquáticos, ou em qualquer empresa que tenha interesse em adotar práticas de monitoramento ambiental desses sistemas.