Conteúdo
Vivemos na era em que a informação e o conhecimento são os alicerces da gestão nas organizações. Em verdade, o conhecimento sempre esteve em uma posição estratégica, entretanto, ele está em evidência nas empresas devido ao advento da Internet, das novas tecnologias e dos sistemas de informação disponíveis atualmente. A informática e as telecomunicações criaram condições altamente favoráveis para as funções básicas da Gestão do Conhecimento representadas pela criação, disseminação e partilha das informações. Porém, de nada adianta toda essa tecnologia se não soubermos utilizá-la em favor do negócio. Neste contexto, os gestores das organizações precisam se adaptar aos novos tempos. É preciso que compreender e trabalhar de forma eficaz com as informações, buscando a inovação e um diferencial competitivo em relação ao mercado.
No Brasil, foi criada, em 2001, a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) que atua na inserção das pessoas e das organizações na “Era do Conhecimento”. Nesse contexto, a Faculdade Salesiana de Vitória, oferece aos empresários e futuros profissionais da Gestão, numa iniciativa ímpar, o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Gestão do Conhecimento com o objetivo de formar profissionais preparados para os desafios da Era do Conhecimento.
A gestão do conhecimento é a resposta que a intelectualidade humana pode dar ao desenfreado crescimento tecnológico. Portanto, é preciso saber usufruir de todo o potencial metodológico e tecnológico disponível para uma boa gestão organizacional para esse novo contexto de mercado, alinhado aos objetivos organizacionais. A Gestão do Conhecimento contempla desde os anseios dos acionistas das organizações até os mais sublimes anseios da sociedade.
Metodologia
A proposta pedagógica do curso busca um formação teórica sólida com foco na prática e na simulação de situações reais do ambiente de trabalho. As aulas do terceiro módulo serão integralmente em laboratório, buscando a prática dos conceitos vistos nos módulos anteriores.
O processo de ensino-aprendizagem se dá numa perspectiva de construção do conhecimento, destacando o protagonismo do aprendiz, como sujeito do processo. Utiliza, crescentemente, a estratégia de grupos cooperativos de aprendizagem e das comunidades de pática, com forte ênfase na construção de mapas conceituais, com o objetivo de auxiliar a construção do conhecimento do aprendiz, principalmente nas partes teóricas do curso.
Carga horária, duração e cronograma
Carga horária teórica: 330 horas-aula
Carga horária prática: 70 horas-aula
Carga horária total do curso: 400 horas-aula