Comentários sobre Pós-Graduação em Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Industriais - Presencial - Pedro Leopoldo - Minas Gerais
-
Objectivos
Nesse início de século, a questão ambiental tem se colocado entre as principais preocupações da sociedade. A exigência de um tratamento adequado e cuidadoso para com a natureza mobiliza cidadãos, empresas e autoridades, com o propósito de estabelecer condutas pautadas pela responsabilidade socioambiental. Com uma legislação cada vez mais rigorosa, o papel da indústria torna-se de fundamental importância, mais precisamente quanto à análise do impacto ambiental provocado por suas operações e às soluções adotadas. O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Industriais tem como objetivo desenvolver conhecimentos, competências e habilidades que capacitem o pós-graduando a atuar de forma efetiva na gestão e, principalmente, na solução de problemas relativos aos resíduos sólidos e efluentes líquidos industriais.
-
Dirigido a
Engenheiros, químicos, geólogos, administradores e consultores, que atuam, ou desejam atuar, na gestão ambiental industrial.
-
Titulação
Pós-Graduação em Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Industriais
-
Conteúdo
No sentido de realmente garantir a especialização do participante, o curso abordará os conteúdos pertinentes em profundidade. Desta forma, o profissional pós-graduado estará apto para o desenvolvimento de atividades de grande relevância na gestão de efluentes líquidos e resíduos sólidos industriais, tais como:
Caracterização quali-quantitativa de efluentes industriais;
Realização de estudos de tratabilidade de efluentes;
Projeto e operação de sistemas de equalização, sedimentação, flotação, adensamento e filtração;
Projeto e operação de sistemas de estabilização biológica de efluentes;
Projeto e operação de reatores químicos, destinados à oxidação, redução, coagulação e precipitação de efluentes;
Classificação de resíduos sólidos industriais, segundo a NBR 10004 da ABNT;
Execuçãode planos de gerenciamento de resíduos sólidos industriais, contemplando: técnicas de classificação, segregação, armazenamento, transporte e destinação final de resíduos sólidos;
Projeto e operação de aterros de resíduos sólidos industriais;
Execução de estudos de viabilidade sobre as diversas técnicas de tratamento de resíduos, tais como: incineração, co-processamento, estabilização, solidificação, etc.