Comentários sobre Pós- graduação em Geriatria e Gerontologia - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
-
Objectivos
Ampliar, atualizar e reciclar conhecimentos na área do envelhecimento, abrangendo seus aspectos físicos (alterações cardíacas, pulmonares, digestivas, neurológicas, do aparelho locomotor, urinárias, endocrinológicas e metabólicas), psíquicos, socioeconômicos, legais, sexuais, nutricionais e preventivos. Incentivar e introduzir o aluno no campo da pesquisa gerontológica/geriátrica. Oferecer práticas ambulatoriais em geriatria e gerontologia.
-
Estágios
Práticas ambulatoriais em Geriatria e Gerontologia no Ambulatório de Geriatria, inaugurado na Policlínica Ronaldo Gazolla. Horário de funcionamento: sextas-feiras, das 14:00h às 17:00h (quinzenal para os alunos da Pós).
-
Dirigido a
Profissionais de diversas áreas interessados no estudo do envelhecimento, como: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Educação Física e Terapia Ocupacional.
-
Titulação
Especialista em Geriatria e Gerontologia
-
Conteúdo
Disciplinas:
Epidemiologia do Envelhecimento – 24 h
Envelhecimento populacional. Transição epidemiológica. Fisiologia do envelhecimento. Biologia do envelhecimento. Teorias do envelhecimento. Papel da Geriatria como especialidade médica.
Avaliação Multidisciplinar em Gerontologia – 72 h
Interdisciplinaridade. Voluntariado. Anamnese gerontológica. Educação física gerontológica. Dança sênior. Abordagem multiprofissional em Gerontologia (Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fiosioterapia e Enfermagem, Odontologia).
Aspectos Neuropsicológicos do Envelhecimento – 48 h
Demências. Doença de Alzheimer. Doença de Parkinson. Memória. Avaliação cognitiva. Avaliação neuropsicológica. Psicologia do envelhecimento. Depressão.
Processo de Envelhecimento – 72 h
As grandes síndromes geriátricas. Semiologia no idoso. Cardiogeriatria. Principais doenças que acometem o idoso.
Promoção e Prevenção da Saúde do Idoso – 48 h
Fatores de risco da hospitalização. Institucionalização. Visitas institucionais. Abordagens de reabilitação. Quedas. Osteoporose. Tonteiras. Vacinação no idoso.
Aspectos Socioeconômicos do Envelhecimento – 48 h
Aposentadoria. Família. Cuidadores de idosos. Violência contra o idoso. Política nacional do idoso. Estatuto do Idoso. Envelhecimento social. Envelhecimento x velhice.
Metodologia da Pesquisa Científica – 48 h
Filosofia da ciência. Métodos de estudo: fichamento; resenha; leitura e interpretação; organização do trabalho científico. A utilização da bibliografia. Métodos e técnicas de pesquisa. Conceituação e projeto de pesquisa. Orientação para trabalhos de final de curso ou monografias.