Conteúdo
Desde o início da história da humanidade, os saberes matemáticos são utilizados pelos homens para resolver problemas em seu meio; porém sem embasamento científico. Com o passar dos séculos, vários estudiosos contribuíram para que esses “saberes” se tornassem uma ciência, fruto de um processo histórico-cultural.
No entanto, a matemática ensinada nas escolas assume uma concepção de algo desconexo da vida, cheio de fórmulas e regras sem significado nenhum para o aluno, gerando uma sensação de inutilidade do que se aprende e um conseqüente fracasso.
Tal fracasso vem acompanhado de vários elementos relacionados à falta de investimentos, metodologias, conteúdo e a própria visão do professor que, devido à falta de preparo, utiliza como referência o modo como ele próprio aprendeu, o qual, via de regra, está pautado por concepções e metodologias que não correspondem ao contexto atual.
Porém, esta realidade pode ser modificada com a proposta de um trabalho criativo, que investigue e analise os problemas no ensino da matemática, conduzindo o professor a compreender melhor como se dá a aquisição do conhecimento matemático, bem como quais são as possibilidades de orientação e intervenção no processo de ensino/aprendizagem frente aos desafios encontrados na escola atual.
É nesse sentido, exatamente, que se insere a proposta desse curso de especialização, buscando, sobretudo, uma articulação dinâmica entre teoria e prática, seja pelo estudo e reflexão dos pressupostos teóricos da matemática, seja no momento das oficinas que se colocam como uma oportunidade ímpar de o professor ser o próprio aprendiz, vivenciando o que irá ensinar.