Data de início previsto: 03/03/2015
INSCRIÇÕES ABERTAS
AULAS
Semanais: Segundas, Terças e Quintas - noite das 19:00h as 22:40h
COORDENAÇÃO
Roseli Aparecida de Mello / Lindsay Thais Arndt
DOCUMENTAÇÃO
-Ficha de Inscrição preenchida
-01 foto 3x4 recente (colorida)
-Carteira de Identidade e CPF (fotocópia)
-Curriculum Vitae simplificado
-Histórico Escolar de Graduação (fotocópia)
-Diploma - Nível Superior (fotocópia autenticada ou diploma original para conferência)
-Comprovante de endereço atualizado (fotocópia)
O(a) aluno(a) que não estiver de posse do seu Diploma da Graduação, deverá entregar no ato da inscrição uma fotocópia do Histórico e uma Declaração de Conclusão da Graduação. O aluno estará ciente de que o Diploma deverá ser apresentado à PROPPE/IDT, antes da conclusão do curso de Especialização sob pena de impedir a retirada do Certificado.
Sua inscrição será confirmada na ocasião da entrega dos documentos no IDT, antes do início do Curso.
CONCEPÇÃO:
O Curso de Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho tem como missão desenvolver e capacitar profissionais de nível superior na área de Engenharia, aprimorando os conhecimentos técnicos e especializados na áreas de Saúde Ocupacional e Segurança.
Na atualidade, segurança e saúde merecem destaque em todos os segmentos empresariais, o que leva ao surgimento de nichos de trabalho onde se busca a excelência dos profissionais que ali atuam. A
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UTP vem atender a essas necessidades e exigências do mercado no tocante às condições de meio ambiente de trabalho nos mais diversos segmentos de emprego do país. A procura por profissionais habilitados nesta área é extensa, o que garante enormes possibilidades de trabalho para os mesmos, visto que é uma exigência legal para as empresas dos mais diversos ramos de atividades.
OBJETIVO:
O curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho oferece conhecimentos teóricos e práticos que possibilita o exercício da profissão, de acordo com as normas legais, o que inclui conhecer e fazer prevalecer as Normas Regulamentadoras (NRs), os princípios, os serviços especializados e os diversos programas voltados para a saúde do trabalhador. Objetiva também levar o profissional a desenvolver competências para gestão de orçamentos; acompanhamento de projetos, obras, recepção de equipamentos, elaboração de procedimentos de segurança; preparação e gestão de situações de crise; análise de acidentes e reconhecimento de doenças profissionais; contatos com representantes dos vários fornecedores de equipamentos e serviços, órgãos governamentais, fiscais do trabalho, entre outros; formar e treinar colaboradores, além de proceder auditorias na área de segurança do trabalho.: Ainda ter os seguintes objetivos específicos.
a) Formar profissionais críticos, reflexivos, éticos capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.
b) Criar condições para a compreensão, por cada participante, do papel estratégico do Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme a legislação específica em vigor.
c) Possibilitar o exame das relações de conflito, através da prática da reflexão e da discussão de questões que envolvam o relacionamento entre a empresa, empregados, sociedade e a legislação.
d) Formar Engenheiros de Segurança do Trabalho capazes de:
* Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;
e) Conhecer os métodos e técnicas para prevenir acidentes do trabalho e doenças profissionais, incluindo entre outros assuntos relativos a ventilação, níveis de iluminação, radiações ionizantes, sobrecarga térmica, altas e baixas temperaturas, conforto térmico, ruído, vibração, coletas e análises de amostras de substâncias agressivas e contaminantes químicos, instrumentação para medidas de detecção de condições de segurança.
f) Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.
g) Elaborar relatórios sobre riscos de incêndios,explosões, desmoronamentos e outros perigos, e ocorrência de incêndios, fornecendo indicações quanto à precauções pertinentes;
h) Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais;
PÚBLICO ALVO:
Graduados em Engenharia (todas as modalidades) e Arquitetura. Conforme a Lei n° 7.410 de 27 novembro de 1985 e o Decreto n° 92.530 de 6 de abril de 1986 somente graduados em
Engenharias (todas as modalidades).
A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) reserva-se o direito de proceder às alterações necessárias em benefício do Curso.
Disciplinas / Carga Horária
- Administração Aplicada à Engenharia de Segurança 36h
- Ergonomia 36h
- Gerência de Riscos 63h
- Higiene do Trabalho I 72h
- Higiene do Trabalho II 72h
- Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho 36h
- Legislação e Normas Técnicas 36h
- Metodologia da Pesquisa Cientifica 36h
- Monografia/TCC x
- O Ambiente e a Doenças do Trabalho 54h
- Prevenção e Cont.de Riscos Máqs, Equip. e Instalações 90h
- Proteção contra Incêndio e Explosões 63h
- Proteção do Meio Ambiente 36h
- Psicologia na Eng.de Seg. Comunicação e Treinamento 36h
Carga Horária Total 666h
Corpo Docente:
Cicero Barbosa dos Santos
Roseli Aparecida de Mello