Engenharia de Redes Industriais.
Carga Horária: 360 horas
Duração: 8 meses
Área: Engenharia e Arquitetura
Público-alvo:
O curso se destina a graduados com diploma de curso superior na área de elétrica, eletrônica, mecatrônica, automação, mecânica, produção, informática, telecomunicações, qualidade, TI, áreas correlatas e também os profissionais já envolvidos na implantação, análise, manutenção, supervisão e gerência de redes industriais.
Objetivo:
- As redes industriais surgiram com a necessidade da maior integração das informações presentes na indústria, neste sentido, o compartilhamento dessas informações e os recursos das máquinas, sensores e atuadores precisam ser monitorados em tempo real para podermos verificar o status e a eficiência de determinadas plantas industriais.
- A vantagem do estudo de Engenharia de Redes Industriais se dá junto às mais diversas indústrias que possuam grande número de sensores e elementos que fazem medição e analisam posições de determinadas peças, máquinas, objetos ou atuadores (elementos responsáveis pelo controle de abertura e fechamento dos fluxos de válvulas).
- Neste contexto, ter profissionais capacitados que saibam gerir, implantar e fazer manutenção nas redes é fundamental. Sendo assim, o especialista em Engenharia das Redes Industriais estará capacitado para atuar em prospecção, análise de problemas e na eficiência do sistema industrial.
- O curso trabalhará com as principais redes industriais presentes no mercado nacional e mundial, visando a abrangência de mercado e desta forma, pode-se citar as redes: DeviceNet, Ethernet/IP, Profibus PA e DP, Profinet, ASI, Foundation FieldBus, Hart e Wireless Hart além da tecnologia IO-LINK, criando senso crítico e podendo estabelecer qual a melhor rede para determinada indústria.
- Atualmente, poucos profissionais detêm os conhecimentos necessários na área de redes industriais exigidos pela indústria, o que gera uma grande demanda, tornando assim a especialização extremamente necessária.