Conteúdo
Enfermagem em Saúde Mental, Álcool e Drogas
Pós-Graduação
Formação: lato sensu
Modalidade: EAD
Próxima turma: Abril 2018
O Curso:
A Saúde Mental tem se revelado de extrema importância para o Sistema Único de Saúde. A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental que redireciona o modelo assistencial, fortalecendo a rede extra-hospitalar. Nesta perspectiva, este programa de Especialização lato sensu considera que a reestruturação da atenção psiquiátrica no Brasil requer a capacitação de recursos humanos em saúde mental, álcool e outras drogas. Pretende-se também proporcionar aos alunos uma gama de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a atuar em ações relacionadas ao uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas.
Mercado de Trabalho:
O aluno egresso do curso estará capacitado para atuar em ações voltadas à prevenção do uso de drogas (em serviços de saúde), instituições de ensino, saúde do trabalhador, serviços de referência para dependentes químicos, clínicas de internação de usuários de álcool e outras drogas e também em projetos de reinserção social.
Público-alvo: Profissionais da área da Saúde e inseridos na assistência como trabalhadores da Rede de Saúde Mental, da Atenção Básica ou Especializada, que atuem em diversos locais tais como CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas), UBS (Unidade Básica de Saúde), Ambulatórios e Consultórios de Rua.