Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho
Carga horária: 380 horas-aula (18 meses)
Objetivo
Capacitar o enfermeiro para desenvolver suas competências na área de Saúde do Trabalhador, apoiado em princípios éticos, técnicos e legais, para o diagnostico e planejamento das ações de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida do trabalhador, a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos do trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.
Identificar a gestão do trabalho na composição de uma sociedade globalizada aos potenciais de risco e desgaste a saúde do trabalhador nos distintos ambientes de trabalho e demais cenários onde atuam os trabalhadores.
Diferenciar e administrar o processo de trabalho em enfermagem nos diversos espaços da geração do cuidado, desde as ações de promoção, proteção e prevenção sobre as de assistência, reabilitação e reparação.
Perceber o manuseio das tecnologias duras e leves para o cuidado da saúde do trabalhador.
Conhecer e compreender a relação entre Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Trabalho.
Justificativas
O Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho na Universidade Veiga de Almeida justifica-se pela necessidade de especializar o Enfermeiro no campo de atuação em saúde do trabalhador para atender as demandas do mercado de trabalho que, nos últimos anos, se ampliaram e atualmente foi fortalecida com a publicação do decreto nº 7.602 de 7 de Novembro de 2011 que dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho- PNSST e a Lei Estadual RJ nº 6296 / julho de 2012 e também a Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012.
Diferenciais UVA
A Especialização em Enfermagem do Trabalho da Universidade Veiga de Almeida, vem com uma proposta educativa diferenciada em enfermagem do trabalho, pois, é embasada na educação em saúde com práticas que integram um sistema repleto de desafios. Seu Projeto Pedagógico foi idealizado na visão global da realidade do trabalhador, unindo os conhecimentos específicos a serem desenvolvidos com a abrangência dos conteúdos a serem discutidos durante o curso.
O curso de Pós-Graduação lato sensu em Enfermagem do Trabalho tem como base todos os conteúdos mínimos recomendados pelo Conselho Federal de enfermagem (COFEN) para a obtenção do Título de especialista em Enfermagem do Trabalho, em consonância com o que determinam a Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (ANENT), a Política Nacional de Saude do trabalhador (PNSST) e a Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012 que Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A abordagem desse curso é ampla, multidisciplinar e intersetorial, principalmente no que se refere ao processo saúde/doença e na sua relação com o trabalho. Com isso é estabelecido caminho para se alcançar as condições e ambientes saudáveis, se contextualizando o momento sociopolítico de uma determinada sociedade e possibilitando ao trabalhador, enquanto cidadão, uma qualidade de vida e bem estar no ambiente de trabalho.
Outra característica marcante deste programa é o fato de ser seu corpo docente composto por profissionais multidisciplinares e altamente qualificados em Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalhador.
Por fim é destacado também que tudo foi planejado para que o aluno tenha a associação da teoria com a prática. Estes dois aspectos são vivenciados nas demonstrações de “cases” e realidades situacionais, com atuação em campo prático, para o melhor aprendizado do aluno. Percorre-se o caminho que parte do atendimento ao trabalhador individualmente até ao atendimento coletivo da sociedade, promovendo-se assim, desde a prevenção primária até a readaptação profissional e social.
Público-alvo
Enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de Graduação em enfermagem ministrado por Universidade ou Faculdade aprovada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) com Registro no Conselho Regional de Enfermagem de sua Jurisdição – COREN.
Inscrição e Informações
A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.
Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.
Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:
- Cópia autenticada do diploma de graduação
- Cópia simples da Identidade
- Cópia simples do CPF
- Cópia simples do Comprovante de residência
- Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
- 1 foto 3x4
Coordenação Geral
Profa. Edvania Soares da Silva
Formação acadêmica:
EDVANIA SOARES DA SILVA
Enfermeira e especialista em Enfermagem do Trabalho (UGF), Saúde Pública (USC), Administração Hospitalar (USC) e Docência Superior (FBS).
Experiência profissional:
Especialista em Enfermagem do Trabalho; Administração Hospitalar, Saúde Pública, Docência Superior, Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e Wellness Coaching e Health Coaching 360°C. Desenvolvendo suas funções como:
Enfermeira do Trabalho – Há 29 anos em Indústrias desde o Jornal do Brasil S.A, Cia de Cigarros Souza Cruz, etc... e até 2011 na FIRJAN. Em 2002 passou a ser servidora do Departamento de Segurança e Saude do Trabalhador (DESSAUDE) da UERJ.
Enfermeira Assistencial: na Emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar de 1989 à 1999.E de 1999 à 2010 na Maternidade Carmela Dutra (servidora da Prefeitura do Município do RJ).
Na função de Integração: Participando dos órgãos de classe como Coordenadora de Ensino da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho – (ANENT-RJ).
Pesquisadora através (SESI-DN) e pela Secretaria do Estado de Saude e Defesa Civil ( SESDC) nas indústrias do Estado do rio de Janeiro.
Gestão atuando na Direção de Graduação de Enfermagem, Responsável Técnica e Coordenadora Estadual de Enfermagem do Trabalho das 25 policlínicas de Saúde do trabalhador do SESI-RJ, atualmente Chefe de enfermagem do DESSAUDE e Diretora Técnica e Consultora da Promolife Consultoria em Saúde do Trabalhador Ltda.
Prof. Márcio Tadeu Ribeiro Francisco
Formação acadêmica:
Graduado em enfermagem pela Universidade do Estado da Guanabara (1973). Habilitaçao em Enferamgem em Saúde Pública pela Faculade de Enfermagem da UERJ. (1974) - Livre docente pela Faculdade de Enfermagem da Uerj em 1986 - Doutor em Saude Coletiva - Planejamento ,Administração em Saude- 2000.
Experiência profissional:
Área de atuação - Administração, Planejamento e Avaliação em Saúde - Planejamento Estratégico e Economia em Saúde - Saúde e Sociedade - desde 2002 atua na Gestão Administrativa , Pedagógica e Acadêmica de Curso de graduação e pos graduação enfermagem -e saude coletiva.- consultor ad hoc do Ministério da Saude - Departamento dst/aids - Avaliador de Curso de graduação em Saude Coletiva e de Enfermagem (Inep-Mec) consultor ad hoc da Faperj - Capes - Cnpq ( Ministério da Saúde). Coordenador do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida e Assessor do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Programa
- Políticas de Saúde do Trabalhador;
- Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
- Processo Saúde, Doença e Trabalho;
- Promoção da Saúde e Qualidade de Vida;
- Enfermagem do Trabalho;
- Pesquisa Científica;
- Ensino Prático;
- Visitas Técnicas;
- Trabalho de Conclusão de Curso TCC + Relatórios.
Investimento
Mensalidade
19 parcelas de R$363,00*
* Desconto de 10% para pagamento à vista.
Política de Incentivo:
- Ex-alunos formados pela UVA têm 20% de desconto.
- Professores e funcionários da UVA têm 20% de desconto.
- Empresas conveniadas com a UVA têm 15% de desconto.
* Os descontos não são cumulativos e têm validade somente a partir da 2ª cota.
** Serão considerados ex-alunos somente aqueles que tiverem concluído efetivamente algum curso e apresentarem o certificado (original ou cópia autenticada) da Universidade Veiga de Almeida.
Informações adicionais
- 1. É reservado à Universidade o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
- 2. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá subsitituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.