Conteúdo
Ecologia e Monitoramento Ambiental
Pós-Graduação
Formação: lato sensu
Modalidade: EAD
Próxima turma: Abril 2018
O Curso:
O Brasil possui grande quantidade de recursos naturais, incluindo a água e importantes biomas para a ecologia mundial, que formam parte de acordos internacionais. Isso cria uma demanda de profissionais capacitados para obter informações e tomar decisões sobre o monitoramento, o manejo e a conservação desses recursos naturais. Além disso, por possuir grandes florestas tropicais e uma alta biodiversidade, o Brasil é um lugar propício para estudos que visam a um maior entendimento sobre os processos ecológicos.
Em meio a essas questões importantes e devido à crescente demanda de técnicos especializados e de educadores capacitados nas mais variadas questões ambientais, o curso de pós-graduação a distância em Ecologia e Monitoramento Ambiental oferecido pela Uniara foi elaborado com o intuito de capacitar profissionais capazes de atuar em quaisquer das áreas da Ciência Ambiental, elaborando pareceres e laudos técnicos como resultados de avaliações ambientais (EIA-RIMA), atuando como crítico nos problemas ambientais, sendo capaz de acionar mecanismos para o monitoramento ambiental correto, atuando em diversos problemas ambientais causados por diferentes setores da sociedade e com habilidade de desenvolver monitoramentos de espécies da fauna e flora silvestres. Este Curso de Especialização pretende focar elementos teóricos práticos do uso e manejo da diversidade, com vistas ao aperfeiçoamento de profissionais nas áreas da Biologia da Conservação e o Manejo e Monitoramento da Vida Silvestre.
Mercado de Trabalho:
O profissional formado pode atuar como consultor independente, funcionário público ou empregado de firmas que atuem na área ambiental ou de empresas cujo processo produtivo exija forte adequação à legislação ambiental. O profissional formado poderá atuar também em avaliações de impactos ambientais (EIA-RIMA) ou em qualquer empresa que tenha interesse em adotar práticas de monitoramento ambiental para atender à legislação vigente e/ou melhorar as suas relações com o meio ambiente.