Conteúdo
Direito Administrativo
Pós-Graduação
Formação: lato sensu
Modalidade: EAD
Próxima turma: Abril 2018
O Curso:
O Curso de Especialização em Direito Administrativo da Uniara tem o intuito de formar profissionais que detenham conhecimentos avançados acerca da composição da Administração Pública, através de seus órgãos, funções e cargos, além das concepções de Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional.
Ao mesmo tempo em que visa a esclarecer o extenso e, muitas vezes, desconhecido Processo Administrativo, o curso busca estabelecer os caminhos possíveis para a adoção judicial de medidas contra a Administração, para a preservação ou consecução de direitos do administrado, por meio dos instrumentos processuais próprios e específicos.
Privilegiando uma análise da Constituição Federal de 1988, o curso aborda também os ditames em relação ao Direito Administrativo, bem como o ingresso em toda a legislação esparsa de relevância aos Administrativistas, como a Lei de Licitações Públicas, de Responsabilidade Fiscal, dentre outras.
Com ênfase nas teorias sobre a Responsabilidade Civil do Estado, tema tão em voga e discutido pelos doutrinadores e pelos Tribunais no Brasil, a pós-graduação se apresenta como atualização obrigatória aos alunos que desejam se tornar Operadores do Direito.
Portanto, é missão do Curso de Especialização em Direito Administrativo moldar o estudante de forma a conhecer o assunto na teoria e na prática para poder, de um lado, perceber como se estabelece o trato com a Administração e seus recursos, e, de outro, ter ciência das medidas judiciais e de como adotá-las em desfavor da Administração, quando necessário.
Mercado de Trabalho:
A presença do Advogado é cada vez mais constante e indispensável na relação entre administrado e Administração. Tendo em vista as diversas relações que se estabelecem no cenário, de molde veloz e atual, cada vez mais aparecem focos de litígio que têm de ser solucionados. Esses focos ocorrem tanto na esfera administrativa, em uma primeira fase, quanto na falta de resolução em determinado momento, por meio de ingresso judicial para a defesa dos interesses do administrado.
É um curso também muito profícuo para magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, detentores de mandatos eletivos, e para todas as carreiras que terão de intervir aplicando os preceitos do Direito Administrativo, além de ser disciplina obrigatória em concursos públicos dos mais diferentes níveis.
Público-alvo: Advogados, bacharéis em Direito e atuantes do ramo jurídico que tenham interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos na área.