A proteção de dados e informações que são hoje considerados ativos de alto valor tornou-se um aspecto fundamental de sobrevivência dos diferentes ambientes computacionais e institucionais de rede (corporativo ou empresarial, educacional, governamental, etc). Além disso, a presença de procedimentos e mecanismos de segurança deve ser um item prático e essencial no desenvolvimento e projeto de qualquer novo aplicativo e/ou infra-estrutura a ser implantada.
Os diversos paradigmas atuais que vão da computação pervasiva à convergência tecnológica total, fazem com que o mercado exija cada vez mais profissionais atuantes e especializados na área de segurança, os quais necessitam estar capacitados.
No caso específico dos incidentes que levam à investigação forense, a coleta de evidências digitais é essencial à produção de provas materiais, que podem, muitas vezes, ser usadas em processos judiciais.
É cada vez maior o número de casos judiciais e investigações administrativas onde filmagens, fotos, ligações, emails e outras formas digitais são levantadas para melhor esclarecer a questão apresentada para investigação.
Atualmente, há crescente evidência de que a maioria das questões judiciais envolve a Forense Computacional, uma vez que evidências digitais estão direta ou indiretamente ligadas aos casos, como de resto, permeiam a vida de todos nós.
Matriz Curricular
Introdução à Forense Computacional
Crimes Eletrônicos e ameaças digitais
Fundamentos da Investigação Criminal
Segurança em Sistemas Computacionais
Perícia Forense Computacional I - sistemas isolados
Processo de Investigação tecnológica
Legislação da Atividade Pericial – Formação da prova
Metodologia de Pesquisa
Perícia Forense Computacional II-sistemas distribuídos
Técnicas de Evasão e contra resposta
Elaboração de documentos técnico-periciais
Tópicos Avançados em Computação Forense
Oficina de Prática forense integrada