Comentários sobre Pós–Graduação em Ciências Forenses - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo
-
Objectivos
Especialização no rol das disciplinas que compõem as Ciências Forenses com vistas à atuação profissional na atividade pericial. Objetiva dar ao aluno uma visão da natureza da prova técnica, no contexto do Processo (Penal, Civil, Trabalhista – e Previdenciário, Acidentário, Administrativo e Securitário, quando pertinente), além de capacitá–lo a realizar as perícias em suas respectivas áreas de atuação. Compõem–se de um conjunto de disciplinas voltadas para as áreas da Segurança Pública e Justiça, envolvendo os saberes das áreas de ciências humanas, biológicas e exatas. O curso é destinado não só para os graduados das várias áreas do conhecimento que pretendem atuar como peritos judiciais como também para peritos criminais que já atuam em perícias forenses.
-
Dirigido a
Profissionais graduados com formação acadêmica básica nas áreas de Saúde (farmacêuticos, farmacêuticos – bioquímicos, médicos, dentistas, biólogos, biomédicos,veterinários, etc); Exatas (engenheiros, químicos, físicos, matemáticos, etc); Ciências humanas e sociais (advogados, arquitetos, contadores, tecnólogos da informação, etc) e ainda policiais militares,civis e da carreira judiciária.
-
Conteúdo
Grade Curricular
– Introdução ao estudo das Instituições policiais e judiciárias;
– Noções de Direito (Civil, Criminal e Processual);
– Criminalística;
– Química Forense;
– Engenharia Forense;
– Perícias na área da saúde;
– Toxicologia Forense;
– Biologia Forense;
– Contabilidade Forense;
– Documentoscopia e Grafotécnica;
– Arqueologia Forense;
– Metodologia do trabalho científico.
Coordenação:
Teresa Cristina Albieri Baraldi
Alice Chasin
Doutora em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Análises Toxicológicas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Paulista (FCF–UNESP) com habilidade em Saúde Pública. É professora concursada de Toxicologia Forense na Academia de Polícia de São Paulo. É especialista em Análises de Drogas, título conferido pela OMS ( Organização Mundial de Saúde – Divisão de Narcóticos). Professora Titular de Toxicologia Curso de Farmácia Bioquímica das Faculdades Oswaldo Cruz. Participou de projetos de Drogas de Abuso, coordenados pelo NIDA (National Institute on Drug Abuse no Center for Human Toxicology na Universidade de Utah em Salt Lake City nos EUA. Integra quadro de professors e orientadores do Programa de pós–graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas da FCF – USP. Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia no biênio 2004–2005. É representante no Brasil do do TIAFT.