Objectivos
O curso de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada, dentro do âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê da CAPES das Ciências Agrárias onde está inserido, tem como objetivo principal à dominação das novas técnicas emergentes estatísticas computacionais, com contribuição metodológica (pesquisa básica), e aplicação em Ciências Agrárias. Esta nova visão de tratamento estatístico e modelagem estatístico-computacional dos fenômenos agrícolas altamente complexos, com objetivo de estabelecer e quantificar relações causa-efeito, deveria contribuir em aproximar ciências agrícolas tradicionalmente fenomenológicas, para as ciências exatas, com impacto futuro fundamental para manejo dos recursos naturais, planejamento de investimentos, e produção agrícola.
Mais especificamente, o programa tem como objetivo suprir as necessidades que os profissionais em Ciências Agrárias têm em aplicar cada vez mais novas técnicas estatísticas computacionais para garantir proficiência em suas pesquisas e planos experimentais, com vistas a:
1. promover interação entre as Ciências Agrárias e as Ciências Exatas em relação de desenvolvimento e aplicação das técnicas emergentes estatísticas computacionais, no âmbito nacional e internacional;
2 qualificar docentes e pesquisadores em Ciências Agrárias, de modo a propiciar a aquisição de ferramentas teórico-metodológicas, fundamentadas no domínio de determinado conteúdo pedagógico-científico, que, partindo de uma compreensão contextualizada da realidade, prepare o profissional-pesquisador para intervir na busca de soluções que traduzam um compromisso político com a maioria da população brasileira; e em particular com a região nordestina.
3. possibilitar a organização de projetos de pesquisas que vivenciem atividades de pesquisa e extensão no âmbito dessas Ciências.
4. preencher uma lacuna no nível de Pós-Graduação devido a sua natureza interdisciplinar, visto que a Região Nordeste dispõe de várias instituições, publicas e privadas, de nível superior, formadoras de profissionais nas áreas agrárias, biológicas e sociais, favorecendo a qualificação profissional e a investigação científica naquelas áreas de conhecimento.
5. contribuir para a melhoria na qualidade das pesquisas principalmente nas áreas agronômicas, mas também outras áreas como biológicas e sociais, que envolvam pesquisadores dessa região, fortalecendo interface entre áreas fenomenológicas aplicadas e as ciências exatas.
6. contribuir com o setor agropecuário da região, representado por suas empresas, no tocante a projetos que visem melhor qualidade e maior produção de seus artigos, propiciando com isso integrar os setores acadêmicos e empresariais.
7. estabelecer intercâmbios de cooperação com outras instituições a nível local, regional, nacional e internacional que visem contribuir com o aprimoramento do profissional dessas Ciências em sua dimensão mais ampla.
Bom
O curso é interessante, especialmente para pessoas com formação em Estatística, como é o meu caso.
Erika Morais
Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada - Noviembre 2011