Pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil - Especialização Lato Sensu.
=
- Carga horária: 420 horas
- Duração: 15 meses
Descrição:
A Pós-Graduação em Auditoria e Perícia Contábil apresenta os conhecimentos necessários sobre os fundamentos e legislação de perícia contábil, laudo e prova pericial, cálculos econômico-financeiros, cálculos trabalhistas, e muito mais.
Disciplinas - C/H:
Conteúdo programático:
Auditoria Contábil - 40 h.
Introdução ao Estudo da Auditoria - Origem, conceito, auditoria interna e externa
Modalidades, Tipos e Independência do Auditor - Modalidades de Auditoria, auditoria Governamental e Independência da Auditoria.
Normas Gerais de Auditoria - Normas em vigor - CFC nº 1.156/09 ; Resoluções do CFC em vigor; NBC TA 200; Exigências éticas em uma Auditoria de Demonstrações Contábeis.
Controle Interno
Procedimentos de Auditoria
Planejamento - Conceito de Planejamento, Definição de Campo, Âmbito e Subáreas para a Auditoria.
Papéis de Trabalho - Conceitos; Forma e conteúdo dos Papéis de Trabalho;
Classificação dos Papéis de Trabalho; Tipos de Papéis de Trabalho; Codificação dos Papéis de Trabalho.
Auditoria Tributária - Prestadores de Serviços; Comércio de Mercadorias; Indústria.
Contabilidade Empresarial - 40 h.
Ferramentas contábeis - Empresa
Noções básicas de contabilidade - Conceito de contabilidade; Demonstrações contábeis obrigatórias pela lei 6.404/76 antes do processo de convergência; Balanço patrimonial; Demonstração de lucros e prejuízos acumulados - DLPA; Demonstração do resultado do exercício - DRE; Demonstração da origem e aplicação de recursos - DOAR.
Demonstrações contábeis obrigatórias pela lei 6.404/76 atualizada pela lei 11.638/2007 medida provisória 449/2008 convertida na lei 11.941/2009. - Alterações na estrutura do balanço patrimonial conforme a lei 11.638/2007; Demonstração de fluxo de caixa - DFC ; Definições de caixa e equivalentes de caixa; Método direto e indireto de demonstração de fluxos de caixa; Estrutura da demonstração de fluxos de caixa - DFC; Demonstração do valor adicionado - DVA; Principais aspectos contidos na resolução CFC 1138/08, complementada pela resolução CFC 1.162/09 (DVA).
Medição de desempenho - Indicadores
Finanças Corporativas - 40 h.
Teoria sobre Finanças : As finanças nas organizações, Considerações sobre o dinheiro, A economia e as Análises Financeiras, Rendas, Investimentos e Poupança, Investimentos no Brasil, Indicadores monetários
Ferramentas de Analise financeira I _ Fluxos de caixa: Avaliação em finanças, valor presente Líquido, taxa interna de retorno, taxa interna de retorno modificada, indice de rentabilidade, período de payback.
Ferramentas de Analise financeira I I - Produção e Negócios: Ferramentas de produção e de negócios, analise do ponto de equilíbrio, análise de sensibilidade, análise de composição dos preços- Markup, Margem e ROI, Análise de Estrutura de Capital, Análise de valor Econômico Adicionado (EVA)
Cambio e contratos Internacionais: Introdução ao estudo do mercado de câmbio, o Mercado SPOT, taxas cruzadas, o mercado Forward.
Indicadores de Desempenho Financeiro: Indicadores de Rentabilidade, indicadores de liquidez, Indicadores de Alavancagem, Indicadores Operacionais.
Gestão de Riscos em Auditoria - 40 h.
ANBCTA 240 Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis
NBC TA 250 Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis
NBC TA 315: Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente.
NBC TA 330 Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados
NBC TA 501 Evidência de Auditoria - Considerações Específicas para Itens Selecionados
NBC TA 540 Auditoria de Estimativas Contábeis, Inclusive do Valor Justo, e Divulgações Relacionadas
NBC TA 550 Partes Relacionadas
NBC TA 570 Continuidade Operacional
NBC TA 600 Considerações Especiais - Auditorias de Demonstrações Contábeis de Grupos, Incluindo o Trabalho dos Auditores dos Componentes
NBC TA 610 Utilização do Trabalho de Auditoria Interna.
NBC TA 620 Utilização do Trabalho de Especialistas.
Metodologia do Ensino Superior - 40 h.
A docência no ensino superior - Educação. Didática. Metodologia.
A LDB, o ensino superior e suas finalidades - O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro.
A metodologia como ato político - O ato de planejar e as intencionalidades ; A opção política do educador
Plano e planejamento - Diferenças entre plano e planejamento;
As implicações políticas do ato de planejar
Elementos constitutivos de um plano
Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40 h.
Os Caminhos da Pesquisa Científica - Processo de produção do conhecimento, etapas necessárias na produção do conhecimento.
Pesquisa Científica - Em busca de um conceito de Pesquisa ; Princípios da Pesquisa Científica; Modalidades de Pesquisa; Modalidades mais utilizadas em Pesquisa; Técnicas para a coleta de dados e informações.
Projeto de Pesquisa - Conceito; Escolha do tema; Estrutura do Projeto de Pesquisa.
Orientações e Normatizações para produção de textos científicos - Forma de apresentação gráfica do texto científico; As normas da ABNT; Citações diretas e indiretas colocadas no corpo do texto; notas de rodapé; normas para elaboração de referências.
Negociação e Gestão de Conflitos - 40 h.
O conflito nas organizações: Entendendo o conflito; Visões sobre o conflito A cultura organizacional e o conflito, A gestão do conflito.
A negociação nas organizações: Entendendo a negociação; Visões sobre a negociação processo de negociação; Etapas da negociação; O negociador profissional
Tópicos Especiais em Negociação: Negociação com múltiplas partes, coalizões e equipes.
Negociação entre culturas diferentes, Técnicas de negociação; Mediação, conciliação e arbitragem.
Perícia Contábil - 40 h.
Conceitos - Considerações iniciais; Diferenças e semelhanças entre auditoria e perícia contábil.
Fundamento e legislação de perícia contábil - Considerações iniciais; Normas profissionais do perito contador; Normas técnicas de perícia contábil
Laudo e prova pericial - Laudo e parecer pericial contábil.
Casos aplicados à perícia contábil - Tipos de perícia com relação à sua contratação; Os vários tipos de perícia contábil.
Redação de Laudos e Pareceres - 40 h.
Conceitos básicos - A relação entre os termos língua, linguagem e fala; Língua e fala ; A linguagem e seus sistemas; A função da linguagem
Texto e textualidade - Conceito de texto; Fatores textuais;
Texto e contexto;
As qualidades textuais; Adequação; Concisão; Clareza; Correção gramatical; Vigor e ênfase
Os gêneros tradicionais nos textos de redação técnica ou científica - Descrição; Narração; Dissertação;
Textos técnicos; Modalidades do texto técnico; Tipos de correspondência oficial - A comunicação no texto oficial; A correspondência empresarial e comercial;
Como simplificar o texto técnico; Algumas modalidades do texto técnico
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60 h.
O TCC tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento e aprofundamento técnico-científico do pós-graduando, considerando-se a investigação científica no sentido de pesquisar temas relacionados à realidade profissional.
O Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em trabalho acadêmico escrito, que retrata de forma clara, objetiva e analítica, assuntos não necessariamente novos ou inéditos, mas que conduzam uma reflexão dos conhecimentos teórico-práticos relacionados ao curso.
Os aspectos teórico-metodológicos necessários à elaboração do TCC, serão abordados na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa e avaliados com rigor científico.
As orientações para a elaboração do TCC ocorrerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem, em datas e horários combinados previamente entre o aluno e professor-orientador e disponíveis no cronograma de atendimento virtual.
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.
Sistema Avaliativo:
O sistema avaliativo é composto por:
- Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.
- Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.
- Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.
- Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.
- Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.
* As questões da prova online são aleatórias.
* Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.
Metodologia:
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.
Instituição:
A Universidade Católica Dom Bosco está credenciada, pela Portaria Ministerial nº 550, de 25 de fevereiro de 2005, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.
Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.
O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.
Corpo Docente:
O corpo docente é composto por:
- Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
- Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
- Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
- Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
- Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.
Restrições:
Profissionais graduados na área contábil, economia, administração, empresários formados em outras áreas do conhecimento que tenham interesse no gerenciamento contábil da área de auditoria e pericia contábil. A UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO é CAPACITADORA de auditores independentes. O certificado do curso, pontua no programa de formação profissional continuada exigido pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade.
Encontro Presencial:
Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.
Documentação:
1. Realize seu cadastro.
2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;
3. Envie os seguintes documentos:
- - Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
- - Cópia autenticada do diploma de graduação .
- - Declaração de Conclusão de Curso .
- - Cópia autenticada de RG .
- - Cópia autenticada de CPF .
- - Cópia simples de comprovante de residência .
- - Cópia autenticada de documento oficial com foto .
- - Duas fotos 3x4 (recentes) .
- - Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .
Observações:
- Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
- A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
- O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
- Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.