Pós-graduação em Animação e Modelagem Digital 3D.
Próxima turma:
Dias e Horários:
Campus Barra Marapendi: Início dia 31 de outubro de 2015.
Campus Barra: Sábados, das 8h30min às 16h30min.
Carga horária: 460 horas-aula (18 meses).
Objetivos:
Desde 2005, a pós-graduação em Animação e Modelagem Digital 3D forma profissionais para produção de ilustrações e animações 3D. Nossos ex-alunos atuam em empresas de computação gráfica, instituições de ensino superior, produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas de visualização arquitetônica e estúdios de design, animação e games.
Durante a Pós, os alunos são capacitados a criar todos os elementos gráficos necessários à produção de um curta totalmente 3D, passando pelas etapas de:
- Preparação do Roteiro e Storyboard
- Produção da Arte Conceitual
- Modelagem e Texturização de Cenários e Personagens
- Iluminação e Renderização das Cenas
- Animação dos Personagens e Elementos Cenográficos
- Pós-Produção
A Pós-Graduação conta com professores atuantes do mercado em com experiência em educação superior.
O Projeto Final da Pós-Graduação é um Curta 3D totalmente desenvolvido pelo aluno.
Público-Alvo:
Graduados em Geral que desejam ingressar no mercado de produção 3D de imagens e animações e possuam bons conhecimentos no uso de computadores.
Diferenciais UVA:
- Desde 2005, 10 turmas já foram formadas.
- Acesso completo aos cursos da Digital Tutors.
- Em 2003, o Coordenador Paulo Andrade e Professor Raphael Argento foram indicados ao prêmio Instructor of the Year, da Digital Tutors. Foi a primeira vez que brasileiros foram indicados ao prêmio e a primeira vez que dois membros da mesma instituição são indicados.
- Em conjunto com a Graduação, já conquistamos 26 prêmios na categoria animação, incluindo os festivais AnimaMundi, AnimaSerra, e Curta Criativo.
- A Universidade Veiga de Almeida é a única instituição do rio a ser premiada em todas as edições do Festival Curta Criativo, da Firjan, na categoria Animação.
- Aulas totalmente realizadas em laboratório. Computadores com Monitores FullHD, mesas digitalizadoras e datashow.
- Em 2013 o curta A Batalha de Tenpins conquistou o terceiro lugar no Festival Curta Criativo e o curta O Buraco foi selecionado para o AnimaMundi.
- Em 2010, o curta Tentáculos, desenvolvido como projeto final da Pós Graduação foi ganhador do Rio Criativo de 2010 na categoria Animação 3D.
Matrícula:
Informações:
A matrícula só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria, será emitido o boleto bancário no valor do investimento da primeira cota para pagamento imediato.
Caso não haja abertura de turma, o valor será restituído, de acordo com os motivos previstos em contrato.
Compareça à secretaria do campus o mais breve possível e apresente os seguintes documentos para matrícula:
• Cópia autenticada do diploma de graduação (ou cópia e original)
• Cópia Identidade
• Cópia CPF
• Cópia comprovante de residência
• Cópia simples de certidão de casamento ou nascimento
• Duas fotos 3X4
Invista em você!
Clique no botão referente ao campus que deseja cursar e faça sua pré-inscrição!
Coordenação Geral:
Prof. Paulo Marcos Figueiredo de Andrade.
Formação acadêmica:
Graduado (UERJ), Mestre e Doutorando em Computação (UFF)
Experiência profissional:
Atua há mais de 10 anos como professor e coordenador de cursos de Graduação e Pós Graduação em Design Gráfico, Animação, Jogos Digitais e Computação. É revisor técnico de publicações ligadas a Jogos e computação gráfica e autor de artigos para revistas especializadas.
Anteriormente, atuou como profissional de informática em empresas como IBM e Xerox.
Programa:
Roteiro e Storyboard
Modelagem 3D
Arte Conceitual
Modelagem de Personagens 3D
Estruturas de Personagens 3D
Princípios da Animação
Edição de Imagens Digitais
Materiais e Texturização
Animação 3D
Iluminação e Render
Animação de personagens
Pós-Produção
Investimento:
Campus Barra
Mensalidade:
21 parcelas de R$ 776,00*
Política de Incentivo:
- Ex-alunos formados pela UVA têm 20% de desconto.
- Professores e funcionários da UVA têm 30% de desconto.
- Empresas conveniadas com a UVA têm 20% de desconto.
* Os descontos não são cumulativos e têm validade a partir da 1ª cota.
** Serão considerados ex-alunos somente aqueles que tiverem concluído efetivamente algum curso e apresentarem o certificado (original ou cópia autenticada) da Universidade Veiga de Almeida.
*** Para pagamento à vista o acréscimo de 10% de desconto, com o total do benefício não podendo ultrapassar 30%.
Docentes:
Prof. Diego Penaforte:
Formação Acadêmica: Mestre em Sistemas Computacionais e Graduado em Desenho Industrial pela UFRJ
Experiência Profissional: Atua como animador de personagens desde 2011, com passagem pela UPX Studio.
Prof. Gabriel Aprigliano Fernandes:
Formação Acadêmica: Mestre e Doutorando em Engenharia Civil pela UFRJ Graduado em Desenho Indutrial pela UFRJ
Experiência Profissional: Pesquisador da UFRJ e Professor de Graduação em Design Gráfico e Pós-Graduação em Animação 3D e Jogos Digitais
Prof. Paulo Marcos Figueiredo de Andrade:
Formação Acadêmica: Graduado (UERJ), Mestre e Doutorando em Computação (UFF)
Experiência Profissional: Atua há mais de 10 anos como professor e coordenador de cursos de Graduação e Pós Graduação em Design Gráfico, Animação, Jogos Digitais e Computação. É revisor técnico de publicações ligadas a Jogos e computação gráfica e autor de artigos para revistas especializadas. Anteriormente, atuou como profissional de informática em empresas como IBM e Xerox.
Prof. Paulo Luna:
Formação Acadêmica: Graduado e Pós-Graduado em Direito.
Experiência Profissional: Atua há mais de 20 anos como animador de personagens para peças publicitárias e séries de desenho animado para a TV. Fez diversas animações para a Rede Globo, com destaque para as antigas vinhetas de PlimPlim da emissora. Foi Diretor de Animação na Intervalo Produções e Assistente de Direção na primeira temporada da série de desenho animado do Sítio do Picapau Amarelo. Atualmente é Sócio-Diretor da Xargi Animation Studios.
Prof. Raphael Argento de Souza:
Formação Acadêmica: Mestre em Design pela UERJ e Graduado em Desenho Industrial pela UFRJ Especialista em Animação pela Vancouver Film School
Experiência Profissional: Professor de Graduação em Design Gráfico e Pós-Graduação em Animação 3D e Jogos Digitais Anteriormente, atuou como Ilustrador na Rede Globo de Televisão e Designer Digital na Globosat
Prof. Renan Leser de Medeiros:
Formação Acadêmica: Mestre em Engenharia Civil e Graduado em Desenho Industrial pela UFRJ
Experiência Profissional: Lead Character Artist na Mobits Professor de Pós-Graduação em Animação 3D e Jogos Digitais
Outras informações:
Metodologia de Ensino:
P: Como são as aulas?
R: As aulas são essencialmente práticas e em laboratório, algumas delas ocorrendo em sala de aula.
P: Existem disciplinas teóricas?
R: Não. Existem disciplinas de construção de conhecimento, que abordam questões não técnicas, mas essenciais ao desenvolvimento de profissionais para as áreas visadas.
P: É necessário ter experiência anterior?
R: Não. O curso foi construído de forma a permitir que o aluno adquira todo o conhecimento necessário durante o curso.
P: Já possuo experiência em diversos assuntos abordados, devo fazer a pós?
R: Se você nunca criou um curta, a resposta é sim.
P: Como serão as avaliações?
R: A metodologia de avaliação consiste no acompanhamento continuado do aprendizado adquirido por meio da realização de tarefas semanais ou quinzenais, individuais ou em grupo. O somatório dos pontos obtidos em cada tarefa corresponderá à nota final do aluno. Algumas tarefas serão opcionais para cobrir as situações onde o aluno se encontra incapacitado de realizar uma dada tarefa.
Professores:
P: Qual é a experiência dos professores, no que diz respeito ao mercado de animação e ilustração digital?
R: A maioria dos professores já trabalha direta ou indiretamente no mercado. Vários professores são funcionários ou sócios de empresas atuantes tanto no ramo de animação quanto no ramo de produção digital de imagens.
Sobre a Pós:
P: O curso é voltado apenas para animação?
R: Não, as tecnologias estudadas permitirão ao profissional desenvolver diversos tipos de trabalhos digitais.
P: A pós aborda a produção de outros tipos de animação como stop motion ?
R: Não. Ao contrário de outros cursos, o foco é o desenvolvimento de animações 3D.
P: Já sei usar a ferramenta X, posso ser dispensado de cursar a disciplina Y?
R: Não. A pós foi construída de forma a não apenas ensinar o uso de ferramentas como fornecer ao aluno a visão experiente de profissionais que já atuam no ramo, componente essencial na formação dos profissionais aptos a atuar no mercado.
P: É necessário algum tipo de habilidade artística?
R: Não. Porém, alunos com habilidade artística não terão suas habilidades limitadas.
P: Existirão períodos de férias?
R: Sim, mas serão curtos, com duração de uma a duas semanas no máximo. Iremos também fazer uma breve parada na semana entre o Natal e o Ano-Novo e na nas semanas próximas ao Carnaval.
P: As aulas serão sempre semanais?
R: Não. Por causa dos feriados, algumas aulas podem ser quinzenais, mas sempre com o objetivo de cumprir a programação do curso, que é de 18 meses. O ajuste desta programação levará em conta a necessidade particular de cada disciplina, tendo em vista que para alguns momentos o intervalo quinzenal é favorável e para outros não.
Infra-estrutura:
P: Será disponibilizado um computador para cada aluno para as aulas práticas?
R: Sim, o principal laboratório possui a seguinte configuração:
Processador Intel Core i5 2400 3.10 Ghz, Memória 8 GB DDR3, Placa de Vídeo 1GB ATI Radeon HD6670, Monitor LED 21,5" FULL HD.
P: Será usado algum recurso multimídia ?
R: Sim, todas as aulas contarão com o recurso de datashow. Também está disponível para os alunos controladores do tipo Tablets.
P: Irei para as aulas de carro, existe algum estacionamento que eu possa usar?
R: Sim, porém não existem vagas dentro da instituição. Além das vagas disponíveis ao redor da UVA, o aluno pode contar com os estacionamentos ao redor do Parque das Rosas.
Questões Diversas:
P: Posso realizar essa pós em conjunto com outra que já estou cursando?
R: A pós exige bastante do aluno. Não basta apenas assistir as aulas, é necessário que o aluno estude também em casa. O recomendável é que o aluno reserve pelo menos 8 horas de aula por semana para estudos e exercícios.
P: Todo o material do curso (livros, apostilas, etc) está incluído no preço da pós?
R: Os professores disponibilizam as apresentações que usam em suas aulas e a biblioteca da Universidade possui vasta coleção de livros, a disposição dos alunos.
P: Posso usar meu notebook durante as aulas?
R: Sim, a estrutura do laboratório suporta notebooks, no entanto, em algumas aulas será necessária a instalação de softwares registrados. Esses softwares não serão fornecidos pelo curso, pois possuem autorização especial para uso interno.
P: Moro em outro estado. Posso fazer a pós?
R: Sim. Nas turmas anteriores, recebemos alunos de São Paulo (Capital e Interior), Vitória, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Cabo Frio, Volta Redonda, etc.
Certificado:
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências (Resolução CNE/CES nº 1/07):
Aproveitamento de no mínimo 70% (média igual ou superior a 7 em todas as disciplinas).
Freqüência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.
Apresentação do trabalho de conclusão do curso.
Informações adicionais:
1. É reservado à Universidade o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
2. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá subsitituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.
Iniciação Científica:
A Pesquisa é desenvolvida na UVA dentro de suas áreas de competência, tendo como objetivo a aplicabilidade dos seus resultados. A produção científica é estimulada na busca de investigações e soluções dentro de um espírito de contribuição e transformação de produtos que representam inovação, competitividade e novos conhecimentos científicos em benefício da sociedade.
A iniciação científica é uma forma de estimular, em todos os cursos de graduação, as potenciais carreiras acadêmicas e científicas de seus alunos.