Conteúdo
Análise do Discurso Jornalístico
Pós-Graduação
Formação: lato sensu
Modalidade: EAD
Próxima turma: Abril 2018
O Curso:
As origens da Análise do Discurso como campo das ciências humanas se encontram na França da década de 1950, com os trabalhos do pensador Michel Pecheux, que levaram à publicação de l’Analise Automatique Du Discour, texto que se encontra na base da área de pesquisa.
Nos últimos 50 anos, essa ferramenta de análise evoluiu e, como é típico de qualquer real evolução, dividiu-se em variantes, vertentes teóricas que concordam ou discordam de determinados aspectos e procedimentos de análise. No entanto, há determinados pontos pacíficos que podem ser entendidos como intersecções teóricas entre as vertentes, entre os quais a ideia de que todo discurso, independentemente de sua natureza, carrega em si uma construção de sentido, uma tentativa de persuasão que pode ser mais ou menos explícita, dependendo de suas intenções. É essa característica que faz do discurso a maior arma de persuasão e convencimento conhecida pelo homem.
Essa base teórica, que passará pelos principais nomes da Análise do Discurso na França, fará também incursões pontuais por outros campos da filosofia da linguagem, como a teoria do Dialogismo Bakhtiniano e algumas de suas implicações, sempre com o intuito de apresentar um panorama coerente acerca das trocas ideológicas presentes em nosso cotidiano discursivo.
O curso de especialização em Análise do Discurso Jornalístico é voltado a conceber o discurso como uma ferramenta social na persuasão das pessoas, função que está diretamente relacionada, entre outras áreas, ao Jornalismo.
Mercado de Trabalho:
A profissão do jornalista encontra-se, certamente, entre as que sustentam as estruturas da sociedade humana. Muito pouco é aquilo que sabemos ou julgamos saber do mundo por contato e experiência próprios. De fato, a imensa maioria de nossas experiências e saberes sobre os mundos natural e cultural que nos cercam chega até nós mediada, retransmitida pelo mecanismo global da mídia, que em tempos de transporte quase instantâneo de informação configura um quadro bastante complicado para esse profissional, que tem em mãos a tarefa não apenas de controlar de maneira responsável a construção de ideologia veiculada em suas publicações, como também de estar constantemente atento para as astúcias da enunciação presentes nos discursos de outrem, onde um olhar crítico e suficientemente treinado não encontrará dificuldades em dissecar os sentidos e ideias que o texto muitas vezes oculta.
A proposta deste curso é a de oferecer ao profissional da Comunicação Social, que não precisa estar limitado ao jornalismo, uma formação adicional que coloque à sua disposição uma série de ferramentas discursivas que o ajudarão no exercício cotidiano da profissão.