Objectivos
• Oferecer um conjunto de concepções teóricas contemporâneas a profissionais que já trabalham na área pública de tal forma que eles passem a ter uma maior compreensão do que fazem, como fazem ou porque deveriam implementar mudanças; • Dotar o participante com uma visão panorâmica sobre novas concepções do Estado, atribuições, suas funções e papel, bem como críticas a ele endereçadas e publicamente manifestadas; • Conscientizar o profissional da relevância do setor público, da qualidade da interação que ele precisa ter com a sociedade e como tal relação pode ser menos conflituosa, mais eficiente e mais produtiva social, econômica, ambiental e politicamente; e • Auxiliar o participante a ter uma visão mais sistêmica sobre a formação do administrador público, dos vários agentes públicos, incorporando um conjunto de ferramentas que produzam habilidades e competências, de tal modo que o Estado se torne mais eficaz, menos perdulário, e com colaboradores mais conscientes, mais críticos e mais cooperativos.
Conteúdo
Justificativa:
• Por que alguém faria ou deveria fazer este curso? Ocorre que, o planejamento, a execução e o controle de projetos e atividades na área pública carecem da utilização de ferramentas gerenciais adequadas para se obter resultados satisfatórios. Mesmo na esfera pública os recursos para a Administração Pública são escassos e, por isso, defrontam-se com uma progressiva demanda por serviços e investimentos por parte da população. Por isso, o erário público e as finanças públicas estarão sempre em pauta.
• Este curso propicia a formação de especialistas em administração pública, colaborando na capacitação de profissionais na esfera pública e contribuindo para a melhoria na qualidade dos serviços públicos prestados à população. Implicitamente, o curso foi pensado tendo a noção de excelência na prestação de serviços públicos sempre em voga e distribuída de modo ubíquo.
• O curso fornecerá aos participantes uma visão sistêmica e abrangente das atividades e funções envolvidas no processo de administração pública. Isso permitirá aos participantes conhecer e analisar as condições do ambiente regional e nacional em cenários de eventual interferência internacional. O curso provê ainda a capacitação necessária ao estabelecimento de inter-relações entre os componentes de estratégias públicas, competitividade regional, tecnologia da informação, estrutura organizacional e pessoas, de modo a propiciar aos profissionais atuar em empresas públicas e áreas do governo aplicando novos modelos de gestão e liderança visando alcançar a otimização da aplicação de recursos públicos.
• Um curso desta natureza, com este enfoque e com tais disciplinas é importante porque desenvolve a capacidade analítica do sujeito dando-lhe novas percepções sobre o que não está bem e o que pode ou deve ser mudado. Ele é útil porque amplia as possibilidades de ocupação de chefias ao tempo em que melhora a inter-relação entre profissionais de várias áreas e que, embora trabalhem juntos e eventualmente em um mesmo projeto, podem oferecer contribuições muito distintas. O curso dota o participante com habilidades para lidar e compreender pessoas de tal sorte que talentos e competências possam ser multiplicadas. O curso é aplicável a qualquer funcionário público que já seja um gestor ou que pretenda ascender em esferas de comando na hierarquia pública. Ele é generalizável na medida em que o indivíduo que trabalhe num setor possa, eventualmente ser transferido ou tenha que assumir certos postos, responsabilidades ou funções administrativas noutras secretarias, o que é deveras comum no setor público. Enfim, o curso dá ao sujeito uma visão do setor público integrada à economia, à sociedade e aos grupos de poder, sejam eles políticos, culturais, intelectuais ou empresários. Durante o curso, cada um treina várias situações reais ou simuladas de tal modo que a análise de casos, de contextos e de cenários estão sempre presentes para apoiar, discutir e apontar os pontos fracos e arriscados do cenário ou ambiente, e também, fortes ou frágeis do indivíduo.
Curso muito bom, tivemos a participação de pessoas importantes em palestras e workshop e o comprometimento de todos foi de supra importância para o resultado de uma boa especialização.
Carlos Souza
Pós-Graduação em Administração Pública - Noviembre 2011
Muito bom.
É uma excelente pós-graduação. Os professores são muito atenciosos.
Letícia M. Silva
Pós-Graduação em Administração Pública - Noviembre 2011
A Pós-Graduação em Administração Pública da Facceba foi um ótimo curso.
Thiago Wilke Jesus Da Silva
Pós-Graduação em Administração Pública - Octubre 2011