Comentários sobre Pós - graduação em Neuropedagogia - Presencial - Jales - São Paulo
-
Objectivos
o presente curso propõe uma reflexão entre neurociência e educação, que permita uma fertilização cruzada, discutindo e criando novos caminhos, assim como, instrumentando o profissional que tem por meta ajudar o ser humano na sua caminhada educacional. Também, intenciona articular sujeito e objeto sem separar inteligência e emoção; branco e preto; bem e mal; saber e ignorância; verdadeiro e falso, para que essas dicotomias exclusoras não ocultem a interação do ser humano.
Oferecer fundamentos teóricos do desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano.
Capacitar no conhecimento dos conceitos de neuropedagogia tendo como objeto de estudo a Educação e o Cérebro, entendido como órgão social que pode ser modificado com a prática pedagógica.
Possibilitar o diagnóstico das causas elementares dos bloqueios, da resistência, dos mecanismos de defesa no processo de aprendizagem.
Proporcionar aos profissionais da educação e saúde o diálogo com a neuropsicologia, neurociências, aplicáveis no trato das questões inerentes ao processo de estruturação do ser humano.
Promover o conhecimento sobre o desenvolvimento do sistema nervoso do ser humano e as diversas etapas de aquisição das habilidades cognitivas, emocionais, biológicas, psicológicas.
Capacitar o aluno na aplicação das estratégias pedagógicas em sala de aula, cuja eficiência científica comprovada pela literatura potencializou o processo de aprendizagem.
-
Dirigido a
Professores de Ensino Fundamental e Médio, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Pediatras e Neurologistas.
-
Conteúdo
A Neuropedagogia nasce no bojo das concepções holísticas, de maneira que se constitui numa visão integradora, transdisciplinar, globalista, oferecendo-nos inicialmente uma nova visão de mundo, de homem e, consequentemente, de aprendizagem, pois esta sempre decorre à maneira como concebemos o aprendiz.
Pensarmos a Neuropedagogia sob esta ótica, implica trabalhar, também, com instrumentos que favoreçam uma ação integrada, buscando uma prática pedagógica que desenvolva e aperfeiçoe os processos mentais do aluno, permitindo-lhe organizar conceitos, tomar decisões e implementar ações em busca de resultados significativos.
Disciplinas a cursar:
» Fundamentos da Neurologia/Neurociência
» Introdução à Neuropedagogia e Fundamentos da Aprendizagem
» Desenvolvimento Humano
» Teorias de Formação da Personalidade
» Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem
» Transtornos Psiquiátricos na Infância
» Transtornos Comportamentais
» Desenvolvimento Psicomotor e Avaliação - Atuação da Terapia Ocupacional.
» Linguagem e Escrita.
» Avaliação Neuropsicológica e Cognitiva da Criança
» Estratégias de Intervenção e Suporte
» Fundamentos da Psicopedagogia
» Psicofarmacologia na Educação
» Didática do Ensino Superior
» Metodologia de Pesquisa
» Orientação de Trabalho de Conclusão - Artigo Científico