Conteúdo
O curso
Um mercado promissor aguarda o formando na área de Petróleo e Gás, pois um dos maiores desafios no momento é identificar técnicos especializados para trabalhar nas empresas que iniciam agora as atividades em prospecção de hidrocarbonetos no País. Para atender a demanda, a Unimonte criou em 2006 o primeiro curso estruturado no Brasil para a formação de profissionais em prospecção de petróleo e gás.
Com o intuito de servir como instrumento para o desenvolvimento de atividades profissionais para seus alunos, a Unimonte criou a UniOil Co., empresa júnior de petróleo, onde os estudantes realizam projetos integrados, inseridos desde o início do curso. O processo tem como objetivo, executar estudos, análises, recomendações ou trabalhos técnicos específicos.
Objetivo
Com uma estrutura curricular ancorada em três núcleos do conhecimento - Geologia, Oceanografia e Engenharia - e com disciplinas ordenadas na sequência lógica das operações desenvolvidas pela indústria, o curso forma tecnólogos especializados em prospecção, pesquisa e avaliação de reservas de petróleo e gás (upstream).
Órgãos de apoio e Infraestrutura
Com o intuito de servir como instrumento para o desenvolvimento de atividades profissionais dos alunos, a Unimonte criou a UniOil Co., empresa júnior de petróleo. Os estudantes realizam por meio dela projetos integrados, inseridos em cada um dos seis módulos que compõem o curso.
No desempenho de atividades de campo para o treinamento na área da geologia, são realizadas, semestralmente, excursões para a Bacia do Paraná. Para o treinamento no campo da oceanografia são realizadas, periodicamente, saídas de campo com a embarcação oceanográfica da Unimonte, o Lugano, com visitas a áreas específicas da costa da Baixada Santista. A complementação da formação prática é feita nos laboratórios de Informática, Geologia, Sedimentologia, Estratigrafia e Micropaleontologia, existentes nas unidades acadêmicas da Unimonte.
Informações Complementares.
Para que seja possível entender melhor os motivos que fazem o curso superior em Tecnologia de Petróleo e Gás da Unimonte ser o principal da Baixada Santista, no segundo semestre de 2011, o curso conquistou nota 4 - em escala de 1 a 5 - em avaliação para reconhecimento do curso promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A análise consistiu em uma verificação in loco de três fatores: organização didático-pedagógica, titulação do corpo docente e, também, instalações físicas oferecidas pela faculdade, como bibliotecas, laboratórios, salas de aula e equipamentos de apoio à aprendizagem.
Além disso, o curso de Petróleo e Gás Unimonte figura como o único em todo o Estado com registro no CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo), permitindo que seus estudantes, após formados, possam solicitar o registro para exercer legalmente a profissão.
Mercado de Trabalho
Muito além das tradicionais colocações junto às empresas de petróleo propriamente ditas, existe um grande campo de trabalho para o formando em Petróleo e Gás em dezenas de empresas prestadoras de serviços, como por exemplo as companhias de levantamentos geofísicos, serviços auxiliares de geologia, laboratórios de sedimentologia e estratigrafia, empresas de engenharia de perfuração, realizadores de operações especiais e também das atividades na fase de desenvolvimento e na entrada em produção dos campos de petróleo e gás.