Conteúdo
Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional.
Duração: 2 anos
Carga Horária: 600 horas
O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional (MDR) do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA promove a imersão do pós-graduando para que ele aprenda como incluir a pesquisa científica (existente e futura) em sua carreira profissional. O mestrado profissional se distingue do mestrado acadêmico porque este último prepara um pesquisador que busca continuar sua carreira com o doutorado.
Já o que se pretende no mestrado profissional é imergir o pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que depois continue a pesquisar. O importante é que ele:
Conheça por experiência própria o que é pesquisar;
Saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão;
Aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional.
O curso possui dois eixos de prioridade: agregar competitividade e produtividade às empresas públicas e privadas; melhorar a gestão de empresas e setores sociais do governo, ONGs e organizações de espírito público.
O programa tem como área de concentração Planejamento Urbano Regional e Demografia, abordada didaticamente em três linhas de pesquisa:
Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional; Educação e Desenvolvimento Regional
Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Os docentes atuam nas linhas de pesquisa de acordo com sua formação profissional e acadêmica, e com as temáticas de investigação de seu interesse. Cada linha de pesquisa é detalhada em temas sobre os quais os docentes já desenvolvem ou podem vir a desenvolver pesquisas e orientação de dissertação.
Assim, os candidatos ao MDR são previamente informados dos temas de investigação e dos professores a eles associados, contribuindo para o processo de indicação e escolha dos orientadores na fase de elaboração da dissertação.
Linhas de Pesquisa.
Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional
Em Políticas Públicas buscamos propor análises e diálogos para que as políticas sejam instrumento de apoio ao desenvolvimento de Goiás e do Centro-Oeste através do conhecimento dos recursos naturais; potencialidades produtivas regionais; processos socioambientais e seus impactos; especialmente relacionadas demandas para políticas públicas e suporte à administração pública. Em Arranjos Produtivos e Territórios buscamos otimizar a inserção das organizações em novas iniciativas, orientadas sob princípios de responsabilidade social e ambiental, e visando organização em aglomerações para competitividade regional.
Educação e Desenvolvimento Regional
A linha de pesquisa compreende e visa estimular possibilidades de interfaces entre Educação e Desenvolvimento Regional. Para tanto, envolve estudos de políticas públicas para a educação básica e a educação superior. Abordagens entre educação e tecnologias em processos educacionais presenciais, híbridos e remotos. Ações e práticas pedagógicas realizadas por instâncias públicas, privadas e pelo terceiro setor. Visa também compreender as diversas complexidades que envolvem a economia da educação e suas relações com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de determinada região.
Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
A linha de pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis discute o desenvolvimento urbano e regional por meio do paradigma tecnológico, que visa a promoção de cidades justas, seguras, saudáveis, acessíveis, resilientes e sustentáveis, sempre em prol da prosperidade e qualidade de vida no ambiente urbano. Assim, com conhecimentos teóricos e utilização de ferramentas tecnológicas, necessárias para responder ao desafio de analisar e planejar as cidades do futuro, a linha aborda de forma multidisciplinar as cinco inteligências do território: natureza, urbana, cidadã, de mercado e tecnológica.
Diferenciais do Programa.
Pesquisas voltadas para a resolução de problemas em âmbito público e/ou privado para apoiar o crescimento econômico e o desenvolvimento socioeconômico das regiões;
Integra o programa MOC - Microeconomia da Competividade, que acontece anualmente na Universidade de Harvard (Boston). Os mestrandos da UNIALFA participam desse grupo de estudos sobre competividade (com mais de 150 universidades em todo o mundo) liderado pelo professor Michael Porter da Harvard Business School - HBS em Boston/Massachusetts -USA;
Workshops com professores, pesquisadores e alunos de instituições do mundo inteiro sobre competitividade e clusters regionais (arranjos produtivos);
Parcerias com o setor público e privado para favorecer visitas técnicas e intercâmbios de conhecimento prático aplicado.
MOC Harvard - Microeconomia da Competitividade.
O programa MOC - Microeconomia da Competitividade, em parceria com a UNIALFA, tem como objetivo realizar estudos sobre a competitividade empresarial de clusters de negócios na região Centro-Oeste, visando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e casos para ensino. A UNIALFA é afiliada ao Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter, cujo objetivo principal é explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial em uma perspectiva econômica regional.