Conteúdo
O Mestrado em Psicologia Clínica é constituído de 24 créditos num total de 360 horas/aula, distribuídos da seguinte forma:
Quadro da Distribuição dos Créditos
Disciplinas do Módulo Fundamental 02
Disciplinas do Módulo Específico 04
1) Módulo Fundamental: constituído de duas disciplinas (02) obrigatórias de dois (02) créditos, que são cursadas por todos os alunos do curso, contemplando o núcleo exigido pelos objetivos gerais visados pelo curso e necessários para imprimir-lhes unidade. São elas:
a) Epistemologia e Psicologia (Discussão dos processos de constituição, transformação e superação do projeto epistemológico da modernidade e de como se abre hoje o campo para uma cultura pós-epitemológica na qual as questões éticas passam a ocupar uma posição decisiva);
b) Pesquisa em Psicologia Clínica (Discussão das bases formais e procedimentos da pesquisa qualitativa e quantitativa em psicologia clínica).
2) Módulo Específico: constituído de duas (02) disciplinas obrigatórias de dois (02) créditos, distintas para cada linha de pesquisa. Visam a construção do trabalho de pesquisa e formação do pesquisador na linha de pesquisa na qual o aluno está engajado, levando em conta as especificidades dos questionamentos, dos temas e das orientações técnicas. Elas poderão ser cursadas por alunos oriundos de outras linha de pesquisa e, neste caso elas serão computadas nos créditos das disciplinas optativas. São elas:
a) Fundamentos Filosóficos da Clínica Fenomenológica e Existencial (Discussão entrelaçamento entre Psicologia e Filosofia, com atenção à Fenomenologia)
b) Pesquisa em Clínica Fenomenológica (Problematização das relações entre teoria e prática em Psicologia Clínica, enfocando a leitura fenomenológica da linguagem científica)
c) Metapsicologia Freudiana (Discussão do estatuto metapsicológico dos conceitos psicanalíticos freudianos)
d) Pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (Discussão das singularidades da pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise)
e) Dinâmica do grupo Familiar e Intervenções Clínicas (Discussão dos fundamentos psicanalíticos que circunscrevem a família como locus de constituição da vida psíquica do indivíduo)
f) Pesquisa em Clínica com Família (Discussão de modelos de pesquisa nos quais a família se apresenta como foco ou como fundo)
3) Módulo Complementar: constituído por nove (09) disciplinas de dois (02) créditos cada, por Leituras Dirigidas e Seminários de um (01) crédito cada. Nosso estatuto prevê a alternativa de cursar disciplinas em outros programas, com aproveitamento de créditos, desde que em programas reconhecidos pela CAPES. Oferecemos as seguintes disciplinas eletivas:
a) Clínica Psicanalítica I
b) Clínica Psicanalítica II
c) Práticas Psicológicas em Instituições I
d) Práticas Psicológicas em Instituições II
e) Paradigmas em Psicologia da Família
f) Intervenção na Clínica da Família
g) Tópicos Especiais em Psicologia Clínica
h) Cultura e Subjetividade
I) Tópicos Especiais em Linguagem
j) Visão Histórico-Social da Família
Além disso, o Programa promove palestras, fóruns de discussão de pesquisa, incentiva professores e alunos na participação de eventos locais, nacionais e internacionais e promove, anualmente, jornadas e uma Semana de Integração Universidade e Comunidade cujas atividades indicaremos em OUTRAS INFORMAÇÕES. Este evento congrega alunos PIBIC, pesquisadores, empreendedores com um leque de ofertas de participação: feira, comunicação de trabalhos, conferências, apresentação, exposições, avaliação e premiação das pesquisas PIBIC, homenagens a professores pela produção científica e pela integração universidade/comunidade.
Semestralmente, o Programa oferece duas disciplinas obrigatórias, seis disciplinas optativas, duas de cada linha de pesquisa, três leituras dirigidas e, pelo menos, um seminário. As leituras dirigidas e os seminários são programados pelas linhas de pesquisa em consonância com os projetos de pesquisa em andamento.
Ótimo curso em todos aspectos tanto pedagógicos quanto á minha profissionalização pra exercer a atividade afim ao qual eu estava estudando, aprendendo, reciclando -me. Tanto quando o Corpo Docente facilitadores.
Fernanda Pires Raposo de Matos Souza
Mestrado em Psicologia Clínica - Junio 2011
O curso foi muito bom e tem me ajudado muito na minha profissão de psicologo clinico. Tenho meu consultório psicológico. Cumpriu muito bem com minhas expectativas. Lamento não poder dar continuidade aos estudos pois estou no interior, pois gostaria de fazer um mestrado.
Otaviano Bezerra Santana Filho Bezerra Santana
Mestrado em Psicologia Clínica - Junio 2011