Conteúdo
HISTÓRICO:
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo iniciou seus trabalhos em agosto de 1998, sendo no ano seguinte reconhecido pela Capes através da portaria do CNE n° 1057/99. O Programa tem como área de concentração a História Regional e conta, atualmente, com duas linhas de pesquisa: Política e Cultura e Economia, Espaço e Sociedade.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
A área de concentração em História Regional volta-se à produção de conhecimentos em um viés específico diverso dos demais programas existentes no Rio Grande do Sul. Suas linhas de pesquisa Política e Cultura e Espaço, Economia e Sociedade, privilegiam o universo regional, sempre integrado ao âmbito mais amplo do estado, do país e do mundo.
Uma proposta de abordagem da História Regional que não se refere a abordar o regional estanque em si mesmo, mas, sim, como um veículo para uma leitura do "regional" por meio de uma análise que reconheça a complexidade da realidade concreta e suas representações, sem, contudo, perder de vista o modo como as regiões se articulam com as diferentes dimensões dos sistemas que as contêm.
O regional é muito mais do que um espaço físico. É um conjunto de relações e articulações estruturadas em torno de identidades singulares. O enfoque regional oferece novas óticas de às análises nacionais, podendo apresentar todas as questões fundamentais da história a partir de ótica que desvela o específico, o próprio, o particular – movimentos sociais, a ação do Estado, as atividades econômicas, a identidade cultural, etc. – na suas múltiplas relações com o geral. A historiografia nacional ressaltaria as semelhanças, enquanto a regional lidaria com as diferenças, a multiplicidade, sem que exista processo de exclusão, mas de enriquecimento e complementaridade entre as duas esferas. (AMADO: 1990: p. 12-13).
CRÉDITOS A CURSAR:
O aluno deverá cursar o equivalente a 30 créditos, sendo 24 em disciplinas e 6 em orientação.
A matrícula nas disciplinas deverá contar com parecer de aprovação do orientador.
Aos alunos bolsistas Capes a disciplina de Estágio Docência I e II será obrigatória.
O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira deverá ser realizado antes da defesa da dissertação.
Para obtenção do título de Mestre em História, o aluno deverá:
a) completar os créditos mínimos exigidos nas disciplinas e atividades do curso;
b) obter aprovação no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;
c) obter aprovação no Exame de Qualificação;
d) não ter tido mais de uma reprovação no curso;
e) estar regularmente matriculado no curso;
f) ser aprovado na Defesa de Dissertação.
Acredito que o Mestrado em História da Universidade de Passo Fundo tenha sido um bom curso. Tirei muito proveito de minhas pesquisas.
Magda Pereira
Mestrado em História - Junio 2011