APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS
A Universidade Positivo possui longa tradição no Ensino Superior em nível de Graduação. O curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, com áreas de atuação em "Gestão Ambiental, Monitoramento, Modelagem e Controle da Qualidade do Ar, da Água e do Solo", responde às necessidades das sociedades paranaense e brasileira no que concerne a profissionais que sejam capazes de analisar e resolver problemas ambientais nos âmbitos regional, nacional e internacional.
Em face dessa crescente demanda e devido à conscientização cada vez maior da sociedade, que vem forçando os órgãos públicos a fazerem cumprir a legislação ambiental, percebe-se a carência de profissionais com capacidade de gerenciar, analisar e monitorar o meio ambiente, além de propor soluções para a vasta gama de problemas ambientais.
Assim, o curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo visa a formar esse profissional, capacitando-o a analisar situações de risco ao meio ambiente, apontando soluções por meio de ferramentas de gestão, de análises de laboratório e do desenvolvimento e aplicação de modelos teóricos e computacionais.
Os egressos estarão aptos a:
- analisar a poluição no ar, na água e no solo por meio de análises de laboratório e da aplicação de modelos teóricos e computacionais;
- especificar sensores para o monitoramento ambiental;
- analisar dados ambientais;
- definir estratégias de prevenção e propor soluções para problemas ambientais.
MESTRADO PROFISSIONAL
"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Essa ênfase é a única diferença em relação ao Mestrado Acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de Pós-Graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). A grande diferença entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico é o foco do aluno, que no Mestrado Profissional deve, necessariamente, ser a resolução de um problema real como parte de sua dissertação. O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional, de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico, e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão dessa modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres, segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela Pós-Graduação.
ASSOCIAÇÃO COM A ANPAD
O curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental é afiliado à ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – e considera a pontuação obtida no Teste da Associação para o processo seletivo do programa.
O Teste ANPAD é um exame de proficiência utilizado nos processos de seleção de 65 Cursos de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade. Compõe-se de cinco provas, cada qual com 20 questões:
· Inglês
· Português
· Raciocínio Analítico
· Raciocínio Lógico
· Raciocínio Quantitativo
Cada candidato ao Mestrado Profissional em Gestão Ambiental poderá realizar o Teste ANPAD quantas vezes forem necessárias, desde que pague a taxa de inscrição correspondente para cada edição.
O curso de Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo é muito bom.
Ramon Romero
Mestrado em Gestão Ambiental - Junio 2011