Histórico
O
Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da PUCPR iniciou suas atividades em março de 1999 já com a recomendação da CAPES e com bolsas de estudo.
Nos dois primeiros anos, fez-se a oferta de programas de mestrado em duas áreas de concentração, a saber, Mecânica dos Sólidos, e Engenharia e Ciências Térmicas, com um corpo docente composto por oito membros permanentes. Em 2001, foi criada a área de concentração Fabricação, agregando cinco novos membros ao corpo docente, entre permanentes e colaboradores. Atualmente, o corpo docente é composto por quatorze doutores.
O PPGEM já conta com sessenta e sete dissertações de mestrado defendidas e aprovadas nas três áreas com temas em acústica e vibrações, máquinas rotativas, biodiesel, fratura de componentes plásticos, refrigeração, condicionamento de ar, eficiência energética em sistemas térmicos e em edificações, análise de compósitos laminados, trocadores de calor, termoeconomia, conforto térmico, geração de malhas, caracterização de materiais metálicos e usinagem convencional e não-convencional dentre outros.
Na última avaliação, realizada pela CAPES em 2004, o Mestrado recebeu nota 4, sendo considerado um Programa de Pós-Graduação consolidado. Em 2005, foi encaminhada à CAPES uma proposta de Programa de Doutorado, que recebeu aprovação também com nota 4. As atividades do doutorado foram iniciadas em 2006 com a abertura da primeira turma nas áreas de concentração Mecânica dos Sólidos e Engenharia e Ciências Térmicas.
Estrutura do Programa
Características do Programa de Mestrado
O currículo mínimo do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica a ser cumprido pelo aluno compreende:
• 6 (seis) disciplinas de engenharia (18 (dezoito) créditos),
• 2 (duas) disciplinas humanísticas (4 (quatro) créditos), e
• Trabalho de dissertação (6 (seis) créditos).
Bolsistas da CAPES ou CNPq deverão também fazer Estágio de Docência. O tempo de duração do programa é de, no mínimo, 12 (doze) meses e, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses em casos particulares.
Características do Programa de Doutorado
O currículo mínimo do Programa de Doutorado em Engenharia Mecânica a ser cumprido pelo aluno compreende:
• 12 (doze) disciplinas de engenharia (36 (trinta e seis) créditos),
• 2 (duas) disciplinas humanísticas (4 (quatro) créditos), e
• Trabalho de tese (12 (doze) créditos).
Bolsistas da CAPES e CNPq deverão também fazer Estágio de Docência. O tempo de duração do programa é de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses e, no máximo, 48 (quarenta e oito) meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 (seis) meses em casos particulares. As aulas para ambos os programas são ministradas em diferentes períodos (manhã, tarde e noite) durante a semana e, excepcionalmente, aos sábados pela manhã