Áreas de Concentração
O Programa é estruturado por uma Área de Concentração: Tecnologia e Desenvolvimento de Materiais, e por duas linhas de pesquisa dentro dessa área de concentração. Um conjunto de 15 disciplinas curriculares (2 obrigatórias e 13 eletivas) e duas atividades programadas compõem a estrutura curricular do Curso. Essas disciplinas e as duas linhas de pesquisa têm como meta a busca da produção de conhecimento aplicado a um projeto do campo de investigação e atuação em Engenharia de Materiais. É importante enfatizar que os conteúdos desenvolvidos no Programa são de caráter tecnológico, não estanque, relacionando-se às disciplinas propostas com os projetos de pesquisa.
Atividades programadas obrigatórias
Metodologia Científica Aplicada à Pesquisa em Engenharia de Materiais:
Esta atividade visa fornecer subsídios para a elaboração de Projetos das Dissertações de Mestrado Profissional em moldes científicos, tais como o recorte do objeto de estudo, a estruturação de quadros de referências teóricas, a proposição de planos de trabalho e assim por diante. Esta atividade, desenvolvida durante o primeiro semestre, permite que o aluno construa seu Projeto de Dissertação. Esta atividade é coordenada por um docente permanente do programa com o apoio dos respectivos professores- orientadores.
Seminário Geral de Área:
Cada mestrando, durante o segundo semestre do curso, deve apresentar em data programada no início do semestre, um seminário versando sobre o seu projeto de pesquisa, indicando o plano de trabalho a ser desenvolvido, com introdução, revisão bibliográfica, materiais e métodos, cronograma de atividades, e resultados esperados. O material apresentado é avaliado e discutido por três docentes doutores, sendo um, o docente Coordenador do Seminário Geral de Área, e os demais docentes pertencentes ao quadro permanente do Programa.
Observações: as atividades programadas obrigatórias, Iniciação à Produção Científica e Seminário de Área, têm objetivo de auxiliar o mestrando no desenvolvimento de seu trabalho de dissertação
Linhas de Pesquisa
As duas linhas de pesquisa, Correlação entre Microestrutura e Propriedades dos Materiais para Aplicações Tecnológicas e Reciclagem e Processamento de Materiais, têm como diferencial seus específicos e respectivos objetos de estudo.
Correlação entre Microestrutura e Propriedades dos Materiais para Aplicações Tecnológicas:
Esta Linha de Pesquisa permitirá ao aluno um melhor entendimento das correlações existentes entre microestrutura e propriedades dos materiais, visando resolver um problema e/ ou situação específico relacionado com a sua atuação profissional.
Reciclagem e Processamento de Materiais:
A Linha de Pesquisa Reciclagem e Processamento de Materiais estuda a reciclagem e/ou o processamento de diferentes materiais (metálicos, cerâmicos e poliméricos), visando à diminuição ou, se possível, à eliminação de resíduos industriais, contribuindo para um desenvolvimento sustentado.
A reciclagem e conseqüentemente o reprocessamento dos materiais recicláveis representam um aspecto extremamente importante para o setor produtivo, permitindo que o aluno, possa desenvolver e adequar processos em materiais recicláveis ou materiais que possam hospedar rejeitos indesejáveis.
Disciplinas Obrigatórias:
- Caracterização de Materiais
- Ciência dos Materiais
Disciplinas Optativas:
- Alumínio e suas Ligas: Processamento e Aplicações
- Análise de Falhas e Prevenção
- Blendas e Compósitos Poliméricos
- Cerâmica Avançada
- Cerâmica Refratária
- Corrosão e Tecnologia de Modificação de Superfície
- Degradação e Estabilização de Polímeros
- Processamento de Materiais Cerâmicos
- Processamento de Materiais Metálicos
- Processamento de Materiais Poliméricos
- Reciclagem de Materiais
- Tecnologia de Tratamentos Térmicos
- Tópicos Avançados em Aços Inoxidáveis