Mestrado em Educação
O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação está voltado à produção e à divulgação do conhecimento na área da Educação. Trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu , cuja principal função está na formação de docentes-pesquisadores habilitados a
analisar e intervir nos sistemas educacionais em que estão inseridos.
Situado no campus de Itajaí, no litoral norte catarinense, o Mestrado forma recursos humanos de alto nível de especialização desde 2001. Neste período, o programa contribuiu para a formação de alguns dos principais gestores e pesquisadores da Educação na região do Vale do Itajaí.
O PPGE tem
credenciamento junto à Capes e
financiamento de projetos de pesquisa das mais importantes agências de fomento do país, como o CNPq e a FAPESC. O Mestrado conta também com
cotas de bolsas de estudo da CAPES e FAPESC, além de dispor de um
programa específico para integração entre graduação e pós-graduação, o PIPG. Nesta modalidade, mestrandos ganham descontos nas mensalidades, verba técnica para o desenvolvimento da pesquisa e bolsas para alunos de graduação que os assistem nas investigações.
Descontos especiais são oferecidos a acadêmicos da graduação da Univali, respeitando a Resolução 017/CAS/10 da Bolsa Mérito Estudantil. Confira abaixo a resolução.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Acadêmico se sustenta no Eixo de Políticas Públicas e Práticas Educativas. O mestrando deve apresentar uma intenção de pesquisa para uma das linhas, conforme a temática de um dos pesquisadores desta linha.
POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Este eixo propõe-se a identificar e caracterizar as principais políticas públicas de educação em vigência no país, analisando os princípios orientadores e a consolidação das mesmas em normas, programas e práticas educativas.
Linhas de Pesquisa
Práticas Docentes e Formação Profissional: A linha discute as culturas em ambientes educacionais com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização do espaço, do tempo e das atividades pedagógicas, assim como, a construção das diferenças e das contradições na formação profissional.
Professores: Antonio Fernando Silveira Guerra, José Marcelo Freitas de Luna, Tânia Regina Raitz e Valéria Silva Ferreira.
Políticas para a Educação Básica e Superior: Esta linha pesquisa as questões relativas as Políticas Públicas da educação básica e superior, Políticas Públicas de Currículo e Avaliação, assim como, as Políticas de Formação de Professores.
Professoras: Cássia Ferri, Regina Célia Linhares Hostins e Verônica Gesser.
Cultura, Tecnologia e Aprendizagem: Os estudos desta linha tratam da mediação cultural do desenvolvimento e da aprendizagem: linguagens, tecnologias e modos de convivência.
Professores: Adair de Aguiar Neitzel e André Luís Alice Raabe.
Disciplinas e créditos
O mestrando deve cumprir, no mínimo, 30 créditos (em dois anos), assim distribuídos:
Núcleo comum - 16 créditos em disciplinas obrigatórias.
Núcleo específico - 04 créditos em Participação em Pesquisa + 04 créditos entre todas as outras atividades.
Atividades de Dissertação - 06 créditos.
Núcleo Comum
Disciplinas Obrigatórias
Fundamentos da Pesquisa -
04 créditos
Epistemologia -
04 créditos
Tópicos Avançados em Pesquisa -
04 créditos
Políticas Públicas em Educação -
04 créditos
Núcleo Específico
Seminários Temáticos * -
02 créditos
Disciplinas Optativas * -
04 créditos
Participação em Pesquisa -
04 créditos
Estágio de Docência -
02 créditos
Atividades de Dissertação
Atividades -
06 Créditos
* Atividades programadas entre orientadores e coordenação a cada semestre letivo.
O curso de Mestrado em Educação abre portas para um mundo novo, como para caminhos ainda a serem descobertos. Mas acima de tudo respeitar e entender o próximo, são os focos do curso.
Rose Regina Kofahl
Mestrado em Educação - Marzo 2012