Conteúdo
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Internos
Objetivo e Temas de Estudos
Esta linha compreende a identificação, mensuração e divulgação das informações contábeis destinadas aos usuários internos, voltada identificar e mensurar as informações contábeis visando a potencializar o seu uso, de maneira a otimizar recursos e agregar valor para as empresas. Para isso, utiliza-se uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar correlacionando fundamentos das áreas de psicologia, sociologia, economia e filosofia com os da contabilidade gerencial e seus respectivos usos empresariais.
Esta linha de pesquisa contempla três temáticas abaixo destacadas, com os respectivos temas a seguir indicados:
Medição de performance empresarial:
Esta temática busca estudar os seguintes temas: balanced scorecard, mensuração de ativos intangíveis; metodologias de gestão integrada de riscos e sua relação com desempenho empresarial, mensuração dos custos e seus impactos, orçamento empresarial e seus relacionamentos organizacionais.
Comportamento e contabilidade:
Esta temática busca o estudo de temas como: processo decisório em ambientes de informação contábil, perfil dos usuários e dos profissionais da contabilidade e seu relacionamento com a informação contábil, competências dos contadores e seus relacionamentos.
Controladoria no ambiente institucional:
Esta temática busca o estudo de temas como: cultura e o uso dos instrumentos de planejamento e controle, a relação de poder e a contabilidade, motivações e dificuldades do uso de instrumentos de contabilidade gerencial nas organizações, entre outros temas.
Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Externos
Objetivo e Temas de Estudos
Esta linha compreende a identificação, mensuração e divulgação das informações contábeis destinadas aos usuários externos. Está focada em analisar como a informação contábil afeta e é afetada pelos interesses difusos dos agentes nos ambientes econômico, político, social e legal. Para atingir esse objetivo a linha utiliza uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar correlacionando conhecimentos da contabilidade com os das áreas de administração, economia, psicologia e sociologia.
Essa linha de pesquisa contempla três temáticas abaixo destacadas, com os respectivos temas:
Regulamentação Contábil:
Esta temática busca estudar o conjunto das medidas legais ou regulatórias que interferem nas práticas e procedimentos da contabilidade de uma entidade. São abordados diversos assuntos tais como: normas nacionais e internacionais emitidas pelos organismos reguladores da contabilidade, legislação tributária, legislação comercial e societária, funcionamento do mercado financeiro e de capitais, auditoria, entre outros temas.
Qualidade da Informação Contábil:
Esta temática busca identificar e avaliar os fatores endógenos e exógenos que afetam a informação contábil reportada ao público externo, bem como, os relatórios da contabilidade que interferem no processo de avaliação e/ou decisão dos usuários. São abordados diversos assuntos tais como: escolhas contábeis, características da informação contábil, c
O Curso destina-se aos profissionais que desenvolvem atividades na área de controladoria, contabilidade, finanças, custos ou afins, em empresas e entidades dos setores de serviço, indústria, comércio e alta tecnologia, que tratem com alta complexidade em suas operações e decisões.
onservadorismo, persistência, value relevance, disclosure, teoria da agência, governança corporativa, ativos intangíveis, aspectos comportamentais sobre a informação divulgada, entre outros temas.
Valuation e Informação Contábil:
Esta temática busca estudar a relação entre as informações contábeis e valor de mercado dos títulos financeiros (ações e dívidas) emitidos por uma empresa. São abordados diversos assuntos tais como: análise econômica e financeira das empresas, análise fundamentalista, análise técnica, instrumentos financeiros, risco e retorno, modelos contábeis para precificação de ativos, entre outros temas.
A partir dessas linhas de pesquisa e de seus respectivos temas ocorre a escolha do tema da dissertação do aluno. Essa escolha será feita após a admissão do candidato no Programa, não sendo aceitos temas prévios ou que não tenham conexão com aqueles das linhas de pesquisas.