Conteúdo
Mestrado em Biologia Parasitária Não existem turmas disponíveis no Campus RENASCENÇA para o período atual ou não existe turma com plano financeiro definido.
1. CASADEVALL, A.; PIROFSKI, L. Host-pathogen interactions: redefining the basic concepts of virulence and pathogenicity. Infect. Immun., v. 67, p. 3703–3713, 1999.
2. CASADEVALL, A.; PIROFSKI, L. Host-pathogen interactions: basic concepts of microbial commensalism, colonization, infection, and disease. Infect. Immun. v.68, p. 6511 - 6518, 2000.
3. GRUBB, S.E.W.; MURDOCH, C.; SUDBERY, P.E.;SAVILLE, S.P.;LOPEZ-RIBOT, J.L.; THORNHILL, M.H. Candida albicans – Endothelial cell interactions : a key step in the pathogenesis of systemic candidiasis. Infect. Immun.,v.76, p.4370-4377, 2008.
4. MENEZES, A. M. B. Noções básicas de epidemiologia. In: SILVA, L. C. C.; MENEZES, A. M. B. (Org.). Epidemiologia das Doenças Respiratórias. Rio de Janeiro: Revinter, 2001, v. 1, p. 1-24.
5. PRICE, V.L.; KIENY, M.P. Vaccines for Parasitic Diseases. Curr. Drug Targets Infect. Disord. v.01, p.315-324, 2001.
Após inscrição, o candidato participará do processo seletivo composto de 2 etapas. A primeira etapa é eliminatória e classificatória, sendo composta de duas fases: uma prova de conhecimentos específicos ( dia: 08/02 das 09:00 as 12:00) e uma prova de inglês ( dia :09/02 das 09:00 as 11:00). A segunda etapa também será composta de duas fases: análise curricular e entrevista. Só participarão da segunda etapa os candidatos aprovados na etapa anterior.
LINHAS DE PESQUISA:
Linha de Pesquisa 1 - Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias
Linha de Pesquisa 2 - Patogenicidade Celular e Molecular de Microorganismos
Linha de Pesquisa 3 - Reposta Imune nas Doenças Infecciosas e Parasitárias
PERÍODO:
2 anos
INVESTIMENTO:
24 parcelas de R$ 650,00.
OBJETIVOS GERAIS:
Promover a formação continuada e o aprimoramento de profissionais das áreas biológicas, saúde e agrárias, capacitando-os para a docência e pesquisa, desta forma buscando uma melhoria da qualidade de ensino e a evolução do conhecimento, promovendo direta ou indiretamente o desenvolvimento da saúde na sociedade através de uma formação abrangente no estudo da relação patógeno-hospedeiro e da epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A) Qualificar profissionais para o exercício do ensino superior nas áreas correlatadas com a biologia parasitária, incluindo-se epidemiologia, microbiologia, parasitologia, fitopatologia e doenças infecciosas;
B) fomentar pesquisas voltadas ao conhecimento de novas estratégias de patogenicidade microbiana, bem como dos aspectos epidemiológicos das infecções por microorganismos tradicionais, emergentes e re-emergentes de importância regional e a resposta do hospedeiro a essas infecções;
C) facilitar a integração das atividades e processos de geração de conhecimento entre os cursos de graduação de áreas afins e o mestrado.
PÚBLICO ALVO:
Graduados em Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia-Bioquímica, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.
COORDENAÇÃO:
Prof. Dr. Marcos Grisotto
Os professores foram excelentes, a infraestrutura é maravilhosa e dá suporte para que o aluno se aperfeiçoe adequadamente. Os materiais didáticos são bem adequados e inovadores, o programa do curso é completo e o atendimento ao aluno é muito bom.
Rafaela Teles
Mestrado em Biologia Parasitária - Junio 2011