Objectivos
Em 2000 teve início o Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD, com o curso de Mestrado em Administração. Foi recomendado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 22 de setembro de 2000 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 04 de setembro de 2002, conforme Portaria nº. 2.530.Em resposta ao mercado, várias instituições de ensino superior no Paraná e, em especial na Região Metropolitana de Curitiba, instalaram-se ou expandiram suas atividades nos últimos anos. Viu-se, uma demanda crescente por cursos de mestrado, tendo em vista a necessidade do aumento de qualificação do corpo docente dessas instituições. Havia somente um Curso de Mestrado Acadêmico, em Curitiba, atendendo esta demanda, que era o da Universidade Federal do Paraná, e que oferecia poucas vagas anuais. Essa realidade fez com que a PUCPR constatasse a importância de criar um curso de mestrado em administração para melhorar o atendimento à demanda e proporcionar uma oportunidade para que pesquisadores da área, que já atuavam na Instituição, pudessem desenvolver suas pesquisas vinculados a um Programa formalmente constituído.Na avaliação do triênio 2001-2003, realizada pela Capes, o Curso de mestrado em administração do PPAD/PUCPR alcançou o Conceito 5. Esta conquista foi muito importante, no sentido de que significou o resultado de um esforço sério e dedicado de uma equipe que ao longo de quatro anos trabalhou para consolidar o curso e conseqüentemente o Programa como um todo.Em 2006, o curso de Doutorado em Administração obteve recomendação da CAPES, com conceito 4. Em 2007, na avaliação trienal da CAPES, os Cursos de Mestrado e Doutorado foram avaliados com conceito 5.
Conteúdo
Administração Estratégica
Nas últimas décadas, o estudo da Administração Estratégica possibilitou melhor compreensão da formulação e da implementação de estratégias nas organizações. Porém, ainda há muito a pesquisar para a sua consolidação como um campo de conhecimento.
A Administração Estratégica prepara a organização para enfrentar mudanças vis-à-vis os cenários futuros que se delineiam, ao mesmo tempo em que sustenta a construção e o desenvolvimento de potencialidades internas alinhadas, em todos os níveis organizacionais, com o posicionamento competitivo desejado. Os processos mais enfatizados na Administração Estratégica são formulação, implementação, controle e aprendizagem estratégica. Tais processos consideram, além dos aspectos tecnológicos e econômicos, os fatores políticos e culturais das organizações.
A área de concentração em Administração Estratégica do PPAD/PUCPR oferece um tratamento abrangente, com linhas de pesquisa capazes de melhor especificá-la e de contribuir para o avanço do seu conhecimento e aplicação nas organizações.
O Programa de Pós-Graduação em Administração está estruturado sob cinco Grupos de Pesquisa que suportam duas Linhas de Pesquisa: Processos Estratégicos e Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento.
Linha de Pesquisa 1 - Processos Estratégicos: Nesta linha de pesquisa são abordados processos estratégicos no âmbito interno e externo da organização, assim como a sua relação com o contexto em que se insere. São contemplados processos de formulação, implementação, formação e mudança da estratégia em organizações privadas e públicas. Saiba mais
Linha de Pesquisa 2 - Gestão Estratégica da Informação do Conhecimento: A gestão estratégica da informação e do conhecimento compreende a gestão de ativos intangíveis da organização, que abrangem o capital humano, o capital de relacionamento (clientes, parceiros/fornecedores e comunidade) e o capital estrutural (sistemas gerenciais).