Conteúdo
Os dias de hoje são testemunha de uma verdadeira revolução, sobretudo no mundo dos negócios. A maturação e disseminação das tecnologias da informação aceleram tremendamente a velocidade com que se efetuam os negócios. Dos funcionários das empresas é cobrado o espírito de iniciativa e a capacidade de identificar e explorar as oportunidades de negócios que se apresentam no dia-a-dia.
Essa mesma velocidade no desenrolar dos eventos na economia atual faz com que aqueles que tomam a iniciativa sem o planejamento adequado acabem se frustrando ou deixando de aproveitar as oportunidades identificadas. Não há mais espaço para improvisação, pois a competição é feroz.
A forma como as corporações lidam com a informação tem sido considerada hoje uma das principais armas para que elas mantenham-se competitivas no mercado. A velocidade gerada pela integração demanda das corporações e de seus administradores novas posturas em relação aos processos de negócios. Agilidade nas tomadas de decisões torna-se mais que fundamental.
Para atender a demandas de maneira eficaz, em um ambiente caracterizado pela velocidade das mudanças, torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado no foco em prioridades e objetivos. Por essa razão, o gerenciamento de projetos tem crescido de maneira tão acentuada no mundo nos últimos anos. A proposta do gerenciamento de projetos é estabelecer um processo estruturado e lógico para lidar com eventos que se caracterizam pela novidade, complexidade e dinâmica ambiental. Hoje, por mais que tenhamos evoluído tecnicamente, deparamo-nos com um ambiente que evoluiu muitas vezes mais, ou seja, hoje somos muito mais capazes que no passado, porém, esse novo aumento de capacidade é cada vez menor se comparado com o aumento na dinâmica do ambiente. Precisamos, portanto, desenvolver mecanismos que reduzam essa diferença entre homem e ambiente.
Outro fator que impulsiona o gerenciamento de projetos é o crescimento da competitividade. Quem for mais rápido e competente certamente conseguirá melhores resultados. Cada vez mais o gerente cumpre o papel de administrador dessas mudanças. Administrar a rotina de trabalho, agora, já é fator diferenciador entre as organizações bem e mal sucedidas.
Diante da pressão desse contexto de mudanças, é preciso que nossas empresas consigam resultados com menos recursos, tempo e cada vez mais qualidade, ou seja, fazer mais que os concorrentes, gastando menos. A competição irá continuar a pressionar para que melhores idéias e processos sejam implementados.
As empresas passaram a serem reconhecidas por sua flexibilidade, capacidade de atender a seus clientes e profissionalismo. Com equipes de trabalho flexíveis, recursos e esforços focados nas necessidades
organizacionais e planejamento baseado em projetos, as corporações de sucesso percebem que o uso dos conceitos de gerenciamento de projetos é universal, genérico, rompendo todas as barreiras culturais, nacionais e regionais, onde as necessidades de sobrevivência competitiva também são universais.
O gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva em habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados.
Para tal, este curso é baseado na certificação do “Project Management Institute” (PMI). Atualmente, as empresas estão exigindo de seus executivos e gerentes que participem do curso, assim como para as novas vagas de executivos e gerentes, exigem tal formação. Um dos fatores diferenciais e muito importante do curso é a realização de um projeto prático usando o MS-Project. Dessa forma, unimos a teoria em gerenciamento de projetos e a utilização prática com a ferramenta MS-Project, de tal modo que os participantes tenham uma idéia clara de como implementar projetos gerenciando o escopo, o tempo e o custo em suas empresas. Além disso, fazemos um estudo de caso completo, definindo uma metodologia prática que pode ser implementada nas empresas imediatamente. Os participantes receberão a apostila do curso além de outros materiais como simulados, CD com vários arquivos e documentação, para complemento do aprendizado.
Muito Bom este MBA!
Juliete Novais
MBA em Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura - Junio 2011