APRESENTAÇÃO:
O III milênio tem sido marcado por profundas transformações, tanto em nível nacional como internacional. São essencialmente, forças de natureza política, econômicas, tecnológicas e sociais que imprimem o ritmo e um novo padrão ao mundo. Tais transformações ocorrem num momento histórico especial, caracterizado pela fragilidade de valores e princípios que até então nos orientaram, mas que se mostram inadequados às de mandas do futuro.
As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional estão a exigir a adoção de uma nova visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios e do mercado, que nos garanta vantagem competitiva. O setor empresarial brasileiro precisa se preparar para enfrentar o novo paradigma global, a mudança estrutural nos termos de troca do comércio internacional. O crescimento intenso da China de cerca de 8% ao ano, deve seguir por pelo menos mais 15 anos, o que implica em mudança estrutural e de longo prazo, nos termos de troca no comércio mundial. Estima-se que a China responda hoje por 7% da produção industrial do mundo e que, em 2040, essa participação atingirá 22%. O Brasil terá que aprender a lidar com esse novo cenário.
Nos termos de troca, o impacto chinês deverá ser positivo para países exportadores de matérias-primas e insumos em geral, que deverão continuar assistindo ao aumento de preços de seus produtos, em especial das commodities, cada vez mais escassas. Por outro lado, a tendência de preço para as manufaturas menos sofisticadas é de queda, dado o aumento de escala provocado pelo modelo chinês.
Diante deste novo paradigma, o Brasil não pode se fechar à China e conceituá-la simplesmente como inimigo destruidor da indústria nacional. Reformas estruturais são necessárias para que parque industrial brasileiro tenha condições reais de competir neste novo cenário global. E mais, é necessário compreender as oportunidades oferecidas pela ascensão asiática, para não absorver somente os desafios impostos.
A China hoje se apresenta como oportunidade e ameaça para as empresas brasileiras. Todos os setores da economia nacional têm sido afetados pela concorrência chinesa e alguns setores já identificaram uma forma de aproveitar o enorme crescimento do mercado consumidor chinês ou mesmo uma forma de baratear seu custo operacional no Brasil, por meio de produção e desenvolvimento de insumos e determinados produtos da China. Assim, é de interesse de empresários e executivos brasileiros conhecer as implicações desse fenômeno em seus negócios.
Agilidade nas decisões, liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal e grupal, bem como construção de parcerias sólidas, entre outras, são algumas das habilidades requeridas ao gestor contemporâneo, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas em situações de simulação que guardem semelhança com a realidade.
A consolidação da abertura comercial e a permanência do programa de estabilização econômica alteraram significativamente o ambiente de negócios internacionais em que operam as empresas brasileiras que, então, passaram a competir tendo parâmetro a concorrência internacional. Face à este novo ambiente, faz-se necessária a formação de pessoas que possam desenvolver capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior, que atuará em um mundo em constante transformação.
PROCESSO SELETIVO:
O Processo Seletivo é constituído das seguintes fases:
1) Envio, pelo candidato, da Ficha de Inscrição preenchida, junto com o Curriculum Vitae.
2) Análise curricular e da Ficha de Inscrição.
3) Para os resultados curriculares satisfatórios, realização de dinâmica sobre levantamento do perfil do candidato e apresentação do programa da FGV.
4) Será solicitada apresentação dos documentos para matrícula e efetivação da mesma, desde que os resultados da fase anterior sejam satisfatórios.
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA:
• Cópia autenticada do Diploma de curso de nível superior*;
• Certificado de Conclusão de curso de nível superior (somente para matrícula);
• Cópia autenticada do histórico escolar*;
• Uma (1) foto 3x4;
• Cópia do CPF;
• Cópia do RG.
* As autenticações poderão ser feitas na própria Alpha-Strong, desde que o candidato traga também os originais.
PRÓXIMAS TURMAS:
UNIDADE OSASCO
Aulas quinzenais, às segundas e terças-feiras
19h às 23h20
Provas: às sextas-feiras
PROGRAMA:
MÓDULO NACIONAL
- Finanças Corporativas
- Gestão de Finanças Internacionais
- Gestão de Logística Internacional
- Gestão de Operações de Câmbio
- Gestão de Operações de Exportação e Importação
- International Business Plan
- Jogos de Negócios Internacionais
- Marketing Internacional
- Planejamento Estratégico
- Tributação no Comércio Exterior Brasileiro
- Economia Internacional
- Gestão de Contratos Internacionais
- Negociação Internacional
- Regulação do Comércio Internacional
- Gestão de Pessoas em Empresas Internacionalizadas
- Planejamento Tributário Internacional
- Gestão de Projetos
- Marketing Estratégico - Online
- Internacionalização de Empresas - Online
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
CARGA HORÁRIA TOTAL = 456 h/a
MÓDULOS INTERNACIONAIS
Business and Management for International Professionals
Universidade da Califórnia - Irvine
Finanças e Políticas Públicas
Universidade de Chicago - Illinois
Gestão de Negócios
INDEG - Lisboa
China Business & Economic Strategies for Managers
Asia-Pacific Institute of Business - Chinese University of Hong Kong
COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Prof. Miguel Ferreira Lima, Doutor.
CERTIFICAÇÃO:
Os cursos de Pós‐Graduação Lato Sensu, MBA, nível Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior.
Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós‐Graduação Lato Sensu, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Nível Especialização" aos participantes que atenderem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.
ESTACIONAMENTO:
Disponível no local.