Conteúdo
A questão ambiental é o foco atual das principais instituições de uma sociedade, desde empresas, governos e comunidade. Os efeitos das ações antrópicas no ecossistema geram consequências catastróficas, além da própria realidade urbanística, sinal de desequilíbrio intenso do meio ambiente.
No caso particular do Brasil, a exuberante riqueza natural, se contrapõe com uma realidade de exclusão social e mau uso dos recursos naturais. Há problemas básicos, como insuficiência de água tratada, ineficiência e ausência de tratamento de esgotos sanitários e industriais, inundações e destino final inadequado para os resíduos sólidos domésticos e industriais.
Para preservar este patrimônio ambiental e promover um desenvolvimento sustentável, além da conscientização da população, de decisões políticas e leis rigorosas, torna-se necessário e urgente, a formação de profissionais compromissados com a resolução de problemas ambientais.
Neste contexto, a Engenharia Sanitária e Ambiental é considerada uma das principais estratégias capaz de enfrentar os desafios presentes e futuros, tanto na gestão ambiental como na apresentação de soluções capazes de minimizar os impactos ambientais negativos que normalmente acompanham o desenvolvimento socioeconômico de um país ou de uma região.
Assim, o curso o MBA em Engenharia Sanitária e Ambiental capacita os profissionais compromissados com o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a manutenção da qualidade do meio ambiente, reduzindo os riscos a que são expostas as populações pelo comprometimento da sua saúde e qualidade de vida.