MBA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
Objetivo
O curso de MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida tem por objetivo capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento, oriundos do setor público ou privado, para atuação interdisciplinar nas áreas de Planejamento e Gestão ambiental, com ênfase no desenvolvimento de competências e instrumentos de gestão, construídos sob premissas éticas, críticas e sustentáveis. Propõe-se fornecer uma formação profissional de alto nível, executiva, à um público-alvo múltiplo, propiciando uma visão interdisciplinar, sistêmica, técnica e ética das questões ambientais presentes e futuras.
Diferenciais UVA
Desde a primeira turma, em 1999, no Campus Tijuca, e a chegada do curso nos Campus Cabo Frio, em 2001, na Unidade Barra em 2004 e em 2009 em Vitória-ES, o curso presencial já abriu 40 turmas e traz uma preocupação sistêmica e transdisciplinar, inserindo-o como diferencial na análise das questões ambientais.
Público-alvo
Em função de sua interdisciplinaridade e seu interesse difuso, o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da UVA é indicado para todas as áreas profissionais de nível superior que tenham aderência profissional ou ideológica às questões ambientais, destacando-se engenheiros, biólogos, advogados, economistas, geógrafos, arquitetos, sociólogos, geólogos, oceanógrafos e professores de diversas áreas, interessados em uma formação executiva eme meio ambiente e sustentabilidade.
Porque esse MBA faz diferença em sua formação?
O atual estágio de degradação ambiental exige todos os esforços em prol da minimização de impactos ambientais gerados, principalmente, pela ação não sustentável e pouco sensível do homem em nosso planeta. Para estimular a conscientização do homem com relação às questões ambientais é necessário entender a realidade que enfrentamos, hoje, compreendendo a evolução da nossa sociedade até os padrões atuais de desenvolvimento, totalmente questionáveis sob a ótica ambiental.
Em um primeiro momento, a evolução técnico-científica causada pela Revolução Industrial do século XVIII fez com que a sociedade tivesse que gerir uma série de novas necessidades humanas. A utilização dos recursos naturais foi intensificada à medida que novos produtos e serviços foram criados. Além da exploração não sustentável de recursos naturais, os ecossistemas passaram a receber quantidades crescentes de resíduos e novas substâncias, afetando todos os compartimentos ambientais e seus ciclos bioquímicos, desestabilizando o equilíbrio natural dos processos.
A falta de conscientização ambiental encaminha o mundo para um colapso. Por mais que existam técnicas eficientes para a redução e o controle da poluição, a situação global é preocupante. Diariamente, florestas inteiras são derrubadas, grandes porções de solos e rios são poluídos, cidades e indústrias se desenvolvem, e a poluição atmosférica cresce causando interferência no clima global.
A valorização da questão ambiental deixou de ser apenas uma tendência teórica ou uma temática jurídica. A sociedade passou a exercer seus direitos e vem reconhecendo a importância da causa, por isso, começa a questionar a atitude do poluidor, seja ele um cidadão ou uma empresa. O crescimento da consciência ambiental vem representando riscos para negócios que não desenvolvem um perfil mais “verde”. Atualmente, a imagem das empresas está intrinsecamente vinculada à sua conduta ambiental, sendo este o principal motivo pelo qual às grandes corporações ao redor do mundo vêm desenvolvendo uma postura mais sensível.
Por isso, investir conhecimento na solução de questões ambientais é determinante para minimizar o caos ambiental que enfrentamos hoje e enfrentaremos com maior intensidade em um breve futuro, se não forem adotadas ações mais enérgicas e eficazes de Planejamento e Gestão Ambiental.
O mercado busca analistas, engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores, auditores, consultores, peritos e educadores que tenham formação sólida e em sintonia com as novas tendências, práticas e teorias do conhecimento ambiental.
PROGRAMAÇÃO
Integração, Networking e Desenvolvimento de Competências
Fundamentos da economia e valorização ambiental
Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável
Análise de Viabilidade de Projetos
Fundamentos da Gestão de Projetos
Fundamenros da Educação Ambiental
Direito Ambiental
Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais
Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Sistema de Gestão Integrada (QSMS)
Certificação e Auditoria Ambiental
Química Ambiental
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Reciclagem (RSU)
Perícia Ambiental
Gestão de Recursos Hídricos
Gestão de Efluentes Domésticos e Industriais
Geoprocessamento Ambiental
Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas
Tópicos Emergentes em Planejamento e Gestão Ambiental
Mentoria de estratégias de apresentação
Oficina de produção de artigos científicos
Mentoria de trabalho de conclusão de curso
Muito Informativo
As informações, especialmente sobre legislação ambiental, política ambiental, certificação, auditoria, sistema integrado de gestão entre outras, foram de grande importância para mim, profissional e pessoalmente.
Neide Miranda
MBA em Planejamento e Gestão Ambiental - Octubre 2011