MBA em Planejamento e Gestão Ambiental.
MBA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
Objetivo
O curso de MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida tem por objetivo capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento, oriundos do setor público ou privado, para atuação interdisciplinar nas áreas de Planejamento e Gestão ambiental, com ênfase no desenvolvimento de competências e instrumentos de gestão, construídos sob premissas éticas, críticas e sustentáveis. Propõe-se fornecer uma formação profissional de alto nível, executiva, à um público-alvo múltiplo, propiciando uma visão interdisciplinar, sistêmica, técnica e ética das questões ambientais presentes e futuras.
Diferenciais UVA
Desde a primeira turma, em 1999, no Campus Tijuca, e a chegada do curso nos Campus Cabo Frio, em 2001, na Unidade Barra em 2004 e em 2009 em Vitória-ES, o curso presencial já abriu 40 turmas e traz uma preocupação sistêmica e transdisciplinar, inserindo-o como diferencial na análise das questões ambientais.
Público-alvo
Em função de sua interdisciplinaridade e seu interesse difuso, o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da UVA é indicado para todas as áreas profissionais de nível superior que tenham aderência profissional ou ideológica às questões ambientais, destacando-se engenheiros, biólogos, advogados, economistas, geógrafos, arquitetos, sociólogos, geólogos, oceanógrafos e professores de diversas áreas, interessados em uma formação executiva eme meio ambiente e sustentabilidade.
Porque esse MBA faz diferença em sua formação?
O atual estágio de degradação ambiental exige todos os esforços em prol da minimização de impactos ambientais gerados, principalmente, pela ação não sustentável e pouco sensível do homem em nosso planeta. Para estimular a conscientização do homem com relação às questões ambientais é necessário entender a realidade que enfrentamos, hoje, compreendendo a evolução da nossa sociedade até os padrões atuais de desenvolvimento, totalmente questionáveis sob a ótica ambiental.
Em um primeiro momento, a evolução técnico-científica causada pela Revolução Industrial do século XVIII fez com que a sociedade tivesse que gerir uma série de novas necessidades humanas. A utilização dos recursos naturais foi intensificada à medida que novos produtos e serviços foram criados. Além da exploração não sustentável de recursos naturais, os ecossistemas passaram a receber quantidades crescentes de resíduos e novas substâncias, afetando todos os compartimentos ambientais e seus ciclos bioquímicos, desestabilizando o equilíbrio natural dos processos.
A falta de conscientização ambiental encaminha o mundo para um colapso. Por mais que existam técnicas eficientes para a redução e o controle da poluição, a situação global é preocupante. Diariamente, florestas inteiras são derrubadas, grandes porções de solos e rios são poluídos, cidades e indústrias se desenvolvem, e a poluição atmosférica cresce causando interferência no clima global.
A valorização da questão ambiental deixou de ser apenas uma tendência teórica ou uma temática jurídica. A sociedade passou a exercer seus direitos e vem reconhecendo a importância da causa, por isso, começa a questionar a atitude do poluidor, seja ele um cidadão ou uma empresa. O crescimento da consciência ambiental vem representando riscos para negócios que não desenvolvem um perfil mais “verde”. Atualmente, a imagem das empresas está intrinsecamente vinculada à sua conduta ambiental, sendo este o principal motivo pelo qual às grandes corporações ao redor do mundo vêm desenvolvendo uma postura mais sensível.
Por isso, investir conhecimento na solução de questões ambientais é determinante para minimizar o caos ambiental que enfrentamos hoje e enfrentaremos com maior intensidade em um breve futuro, se não forem adotadas ações mais enérgicas e eficazes de Planejamento e Gestão Ambiental.
O mercado busca analistas, engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores, auditores, consultores, peritos e educadores que tenham formação sólida e em sintonia com as novas tendências, práticas e teorias do conhecimento ambiental.
PROGRAMAÇÃO
Integração, Networking e Desenvolvimento de Competências
Fundamentos da economia e valorização ambiental
Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável
Análise de Viabilidade de Projetos
Fundamentos da Gestão de Projetos
Fundamenros da Educação Ambiental
Direito Ambiental
Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais
Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Sistema de Gestão Integrada (QSMS)
Certificação e Auditoria Ambiental
Química Ambiental
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Reciclagem (RSU)
Perícia Ambiental
Gestão de Recursos Hídricos
Gestão de Efluentes Domésticos e Industriais
Geoprocessamento Ambiental
Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas
Tópicos Emergentes em Planejamento e Gestão Ambiental
Mentoria de estratégias de apresentação
Oficina de produção de artigos científicos
Mentoria de trabalho de conclusão de curso