Conteúdo
Disciplina: BIOINDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina aborda as relações dos seres vivos com o ambiente numa perspectiva sistêmica e interdisciplinar visando intervenções ao nível de gestão. Visa a disseminar a noção de biodiversidade como recurso global a ser preservado e que tem sido ameaçado de forma acelerada. Nesse sentido, serão enfocados temas relacionados às propostas de atividades de sustentabilidade.
Disciplina: ECOLOGIA
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo abordar os fatores ecológicos relacionados com os impactos antrópicos. Serão enfocados aspectos sobre ecossistemas, fluxos de energia, ciclos biogeoquímicos, produção e fatores limitantes, redes de energia e transformação, auto-organização e sucessão ecológica. Os estudos terão ênfase no crescimento populacional e capacidade de suporte, nos impactos econômicos no ambiente e fontes alternativas de energia; visando uma análise das perspectivas futuras.
Disciplina: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Carga Horária: 30
Ementa: Em consonância com o novo marco regulatório no país, a Lei Federal nº 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a presente disciplina tem como objetivo mostrar e discutir os tipos, classificações, tratamentos e disposição final dos resíduos sólidos, a situação atual da gestão dos resíduos nos municípios brasileiros, a metodologia de elaboração e implantação dos planos de gestão e gerenciamento.
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina é embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico por meio de métodos e técnicas regulamentares.
Disciplina: VALORAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo o estudo dos princípios da economia e sua aplicação no acompanhamento sistemático das atividades econômicas empresariais relacionadas ao meio ambiente, de modo que o aluno compreenda a questão ambiental sob o enfoque do planejamento estratégico das organizações. Serão abordados princípios que permitam que sistema de gestão ambiental funcione como ferramenta para identificação de gastos potenciais e reais, investimentos ambientais, gerenciamento de resíduos sob o enfoque da redução de custos. O desenvolvimento da disciplina abrangerá ainda a elaboração do Budget ambiental, a gestão dos passivos ambientais, indicadores de desempenho ambiental e demais variáveis dos ambientes das organizações com tangência nas questões dos ativos e passivos ambientais, tais como o Balanço Sócio-Ambiental.
Disciplina: EPIDEMIOLOGIA APLICADA A ESTUDOS AMBIENTAIS
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por propósito: abordar os estudos dos quadros epidemiológicos dos agravos à saúde; descrever aspectos temporais e espaciais da morbidade e mortalidade e analisar e interpretar os indicadores de saúde; questionar sobre os determinantes da rede multicausal e os impactos na saúde pública; abordar estudos epidemiológicos descritivos e analíticos baseados em estudos de caso; estudar os sistemas de vigilância epidemiológica e ambiental.
Disciplina: LICENCIAMENTO AMBIENTAL E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Carga Horária: 32
Ementa: O principal objetivo da disciplina é mostrar e discutir a importância e os mecanismos de licenciamento ambiental nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, assim como, os procedimentos, métodos e técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais realizados nos respectivos estudos ambientais visando propiciar aos discentes o entendimento dos principais impactos ambientais decorrentes das atividades potencialmente degradadora do meio ambiente, as medidas mitigadoras e compensatórias usualmente utilizadas para eliminação e minimização dos impactos ambientais, tarefas primordiais para o desenvolvimento sustentável. Mostrar e discutir o papel da avaliação de impactos como instrumento de gestão ambiental capaz de identificar, prever e avaliar as consequências adversas e/ou benéficas decorrentes da implantação, operação e desativação de empreendimentos diversos. Habilitar os discentes a participarem de equipes interdisciplinares em estudos ambientais, através da discussão de estudos de casos.
Disciplina: CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária: 28
Ementa: A disciplina oferecerá uma introdução à questão ambiental, sob a ótica do mundo empresarial, propiciando discussões, análises e avaliações da problemática envolvida e suas implicações, objetivando demonstrar que a inserção da variável ambiental na elaboração de políticas de desenvolvimento sócio-econômico é fundamental para contrapor os problemas de degradação dos recursos naturais.Entende-se que a utilização dos bens ambientais nas atividades de produção e consumo deve ser planejada, de modo a compatibilizar os interesses econômicos com a proteção do meio ambiente e a manutenção de estoques capazes de garantir a sustentabilidade do uso dos recursos. Nesta ótica será discutido, em primeiro plano, o processo de certificação ambiental pelas empresas, através da análise das normas da série ISO 14.000.
Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária: 32
Ementa: Propiciar uma visão sistêmica e crítica das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, por meio do histórico de suas origens, aplicações, correlações e importâncias enquanto instrumentos voltados à proteção da biodiversidade, ao ordenamento territorial, gestão urbana, rural e costeira. Abordar de uma forma atual e dinâmica as relações entre as legislações vigentes e a problemática ambiental no Brasil e no Estado de São Paulo.
Disciplina: FUNDAMENTOS DE PERÍCIA E AUDITORIA AMBIENTAL
Carga Horária: 28
Ementa: A disciplina oferecerá subsíduos para reconhecer a jurisdição, importância e admissibilidade da perícia ambiental, direitos e deveres processuais dos peritos e assistentes técnicos para a elaboração de laudos e pareceres. Abordará a classificação das auditorias ambientais, para o sistema de gestão ambiental, para, a partir de normas e técnicas, a execução e emissão de relatório de auditoria, e recomendações.
Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AMBIENTAL
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo fornecer aos alunos o conhecimento holístico do sistema Terra para compreender os fenômenos que ocorrem em ambientes naturais para, a partir desse conhecimento, tomar decisões de ação de gestão para realizar intervenções de ações antrópicas impactantes.
Disciplina: FERRAMENTAS DE APOIO À DECISÃO E PLANEJAMENTO
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo trazer aos alunos fundamentos sólidos de cartografia temática, com vistas a utilização do software de geoprocessamento surfer. Com isso pretende-se realizar simulações que levam ao gestor as informações necessárias para a tomada de decisão a respeito das ações ambientais.
Linhas de Pesquisa para Desenvolvimento da Monografia:
• Indicadores ambientais;
• Avaliação de impactos ambientais;
• Gestão de programas de controle da qualidade ambiental.
Informações Complementares
Duração do curso: 18 meses
Carga horária total: 360 horas
Dias e horários das aulas: sábados das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Profº Responsável: Profº Doutor José Luiz Laporta
A formação de turma dependerá do número mínimo de aprovados (20 alunos)
Foi muito bom fazer o MBA em Gestão Ambiental.
Anônimo
MBA em Gestão Ambiental - Junio 2011