Comentários sobre MBA em Banking - Gestão de Negócios Financeiros - Presencial - Santo André - São Paulo
-
Objectivos
Em função da abertura dos mercados e da própria globalização econômica, as estratégias atuais dos sistemas financeiros e das empresas bancárias e de serviços financeiros estão fortemente sedimentadas num processo de realinhamento e mudanças.
A prioridade estratégica dos Bancos e outras Instituições Financeiras está focada com grande ênfase na qualidade do atendimento de seus clientes, na lucratividade e redução de riscos dos seus negócios e na criação de valor para seus acionistas.
Essa prioridade estratégica do setor, aliada ao crescimento e a importância econômica cada vez maior do setor financeiro da economia e a forte concorrência setorial tem exigido que os profissionais atuantes nessa área necessitem se atualizar continuamente com os novos paradigmas e com práticas mais modernas relacionadas à gestão bancária e de intermediação financeira.
Destarte, o objetivo principal do MBA Banking – Gestão de Negócios Bancários e Financeiros é preparar executivos e profissionais competentes e capazes de se desenvolverem rapidamente nessa área e, dessa forma, terem condições potenciais de aproveitarem as oportunidades profissionais que se oferecem nesse novo contexto, bem como alcançarem posições chaves no importante setor bancário e de serviços e produtos financeiros.
Nessa linha, o programa do Curso, tem como objetivo básico prover atualização e treinamento executivo em nível avançado, abrangendo as teorias e práticas mais atuais inerentes à administração bancária, de empresas de intermediação financeira e de produtos e serviços financeiros.
-
Dirigido a
·Graduados bacharelados que exerçam atividades ou funções em empresas bancárias ou que pretendam atuar em instituições bancárias ou empresas do setor de intermediação financeira.
·Graduados bacharelados que objetivem ingressar ou se desenvolver profissionalmente na carreira bancária ou no ramo de produtos e serviços financeiros, ou que, por força de suas funções profissionais, necessitem de conhecimentos mais profundos nessas áreas. ·Profissionais bacharelados que atuem e possuam experiência vivenciada no setor bancário e que necessitem atualizar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades na área bancária ou de serviços e produtos financeiros, onde se incluem, entre outros, executivos, gestores ou gerentes de agências bancárias e de unidades de negócios bancários ou financeiros.
·Administradores, contadores, economistas ou executivos de instituições públicas ou privadas, bacharelados, que necessitem se especializar em serviços bancários e financeiros.
·Administradores e profissionais financeiros das empresas em geral, como Controllers, Gerentes Financeiros, Tesoureiros, Contadores, Auditores, etc., bacharelados, que lidem com o ramo bancário ou de serviços e produtos financeiros e necessitem de especialização nessas áreas.
·Outros profissionais bacharelados, da área pública ou privada, que por força de suas atividades, estão buscando especialização no segmento bancário, de produtos e serviços financeiros e de intermediação financeira.
-
Conteúdo
Disciplina: Gerência de Unidades de Negócios Bancários
Carga horária: 60 horas
Ementa: Aplicação dos modernos modelos e técnicas de gestão na operacionalização do planejamento, organização e controle das unidades de negócios bancários, visando a consecução dos objetivos e metas que lhes são propostas, no contexto da cultura, da ética e da responsabilidade social de uma instituição financeira.
Disciplina: Marketing de Serviços Financeiros
Carga horária: 30 horas
Ementa: Desenvolvimento e aplicação do processo de planejamento e execução mercadológica de ideias, aplicado a produtos e serviços financeiros e com foco nas necessidades dos clientes, pessoas físicas e jurídicas, e nos objetivos e metas da própria instituição financeira.
Disciplina: Fundamentos das Finanças Empresariais
Carga horária: 60 horas
Ementa: Envolvimento e imersão nas principais teorias e práticas da moderna gestão e análise financeira com aplicação de modelos e técnicas que fundamentam os processos de tomadas de decisões que visem o aumento do retorno, a redução dos riscos e a avaliação de projetos, negócios, empreendimentos, empresas e investimentos objetivando a maximização dos seus valores econômicos.
Disciplina: Administração de Riscos dos Financiamentos e Investimentos
Carga horária: 60 horas
Ementa: Familiarização com os conceitos fundamentais e modelos de avaliação de risco com ênfase nos riscos financeiros decorrentes da concessão de créditos, dos financiamentos a pessoas e empresas e dos investimentos de risco, aplicáveis às instituições financeiras.
Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais
Carga horária: 60 horas
Ementa: Organização e funcionamento da estrutura do sistema financeiro, brasileiro, seus agentes principais e auxiliares, os órgãos de regulação e suas funções, os produtos de financiamentos e investimentos inerentes a esse mercado e familiarização com as políticas econômicas contemporâneas que regem o atual meio ambiente econômico-financeiro brasileiro onde as instituições de intermediação financeira se inserem.
Disciplina: Pesquisas Avançadas em Banking
Carga horária: 30 horas
Ementa: Operacionalização do planejamento e do processo de pesquisas de temas relevantes da área de gestão de negócios bancários e financeiros relacionados com as linhas de pesquisas definidas para o curso, sedimentados em métodos da pesquisa cientifica, como suporte e orientação para a elaboração e qualificação do projeto de pesquisa e do trabalho de conclusão do curso.
Disciplina: Motivação e Liderança
Carga horária: 30 horas
Ementa: O gestor compreenderá o que é motivação, suas várias teorias bem como sua aplicação no ambiente de trabalho. O profissional saberá identificar os estilos de liderança, bem como será desenvolvido o perfil do gestor. Estudará as diferenças entre gerente e líder, bem como seu papel dentro da organização.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Carga horária: 30 horas
Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.