Conteúdo
Rádio e TV
Profissão
O profissional de Rádio e TV deve ter conhecimento suficiente para entender a contextualização regional dentro do espaço global bem como as relações existentes entre ações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas.
Deve ser um profissional multimídia preparado para, no mercado de trabalho, atuar nas diversas funções existentes nas áreas audiovisuais e suas habilidades e competências abrangem desde a operação técnica até o gerenciamento de grupos ou emissoras de Rádio e TV, pois sua formação fundamenta-se no equilíbrio entre conhecimentos técnicos e teóricos baseados em conceitos comunicacionais.
Em um mercado em constante expansão, é de suma importância desenvolver novos padrões técnicos, artísticos e mesmo ético.
Curso
O curso de Rádio e Tv forma um profissional capaz de realizar funções em emissoras de rádio, televisão, agências de publicidade, produtoras de áudio e vídeo, além de atuar nos departamentos do setor empresarial e desenvolver atividades como autônomo.
A estrutura curricular, em atendimento aos padrões de qualidade determinados pelo MEC, compreende um equilíbrio entre a prática e a teoria, através de disciplinas específicas e básicas.
Habilitação: Radialista
Carga Horária Mínima: 2.700 horas
Mercado de Trabalho
No Vale do Paraíba o mercado de trabalho é competitivo, mas capaz de absorver os profissionais recém formados. Existe também a possibilidade de trabalhar como autônomo ou empreendedor.
Área de Atuação
- Emissoras de Televisão
- Emissoras de Rádio
- Produtoras de Áudio e Vídeo
- Agências de Publicidade
- Órgãos Públicos
- ONGs
- Produção Cinematográfica
- Autônomo
Proposta Pedagógica do Curso de Rádio e TV
O egresso do Curso de Rádio e TV da Universidade do Vale do Paraíba - Univap, assim como qualquer profissional de comunicação, deve ter conhecimento suficiente para entender a contextualização regional dentro do espaço global bem como as relações existentes entre ações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas.
Deve ser um profissional multimídia preparado para, no mercado de trabalho, atuar nas diversas funções existentes nas áreas audiovisual e telemática, capacitado a discernir os efeitos sociais causados pelos meios de comunicação.
Suas habilidades e competências abrangem desde a simples operação técnica até o gerenciamento de grupos ou emissoras de Rádio e TV, pois sua formação fundamenta-se no equilíbrio entre conhecimentos técnicos e teóricos baseados em conceitos comunicacionais.
Assim, pautadas pela referência atuante como agente de transformação social, espera-se que os produtos elaborados no contexto de Rádio e TV, como programas, shows musicais, documentários, as atividades gerenciadoras de produções audiovisuais sejam facilitadores na interface das áreas específicas de Rádio e TV e as demais funções profissionais ou empresariais da área da Comunicação.