Objectivos
O CURSO: Em maio de 2006 foi publicada a Resolução CNE/CP n° 1, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. (Art. 2. RESOLUÇÃO CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006). O Pedagogo é um cidadão profissional habilitado a atuar no ensino, na organização de sistemas, unidades, projetos educacionais e na pesquisa, produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base indispensável de sua formação e identidade profissionais. A dedicação e o estudo constante fazem parte da vida desse profissional, tão requisitado no mundo contemporâneo, que pode decidir por trabalhar em empresas particulares das mais diversas áreas ou, ainda, entrar para as carreiras públicas, mediante concurso.
Conteúdo
ATIVIDADES FORMATIVAS: As atividades formativas compreendem assistência às aulas, realização de seminários, participação na realização de pesquisas, consultas a bibliotecas e centros de documentação, visitas a instituições educacionais e culturais, atividades práticas de diferente natureza, participação em grupos cooperativos de estudo. Parte das 2800 horas de atividades formativas será realizada fora do horário regular das aulas. “Atividades integralizadoras” compreendem todas as atividades curriculares (são espécies do gênero formativas), realizadas em horários diversos das “atividades em sala” diretamente orientados pelo corpo docente, realizadas na própria IES, em empresas, outras instituições escolares e não-escolares, públicas e privadas. Tais atividades compreendem a participação de alunos, com a orientação dos professores, em: Seminários e estudos curriculares, projetos de iniciação científica, monitoria e extensão; Atividades práticas, de modo a propiciar vivências, nas mais diferentes áreas do campo de atuação, assegurando aprofundamentos e diversificação de estudos, experiências e utilização de novos recursos para a formação profissional; Estágios curriculares e não curriculares, e práticas realizadas em diferentes instituições de ensino ou empresas; Elaboração de trabalhos científicos; participação de grupos de estudos, entre outras atividades de efetivo trabalho acadêmico; Participação em eventos culturais, esportivos, científicos e de extensão à comunidade.
Eu estou gostando do curso, aprendo coisas novas, palavras novas e matérias interessantes.
Josiane Fernanda Vaz Pinto
Licenciatura em Pedagogia - Junio 2011
Curso
O curso de maneira geral foi muito bom.
Joice Minato
Licenciatura em Pedagogia - Junio 2011
Bom, a instituição é uma ótima escola, cresci muito com os conhecimentos pedagógicos passado pelos professores. O programa do curso cumpre as normas estabelecidas pelo MEC, sendo que o mesmo é bem passado e explicado com clareza. O material didático pedagógico é bom.
Eder Jose dos Santos
Licenciatura em Pedagogia - Junio 2011